Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Pro Paz leva serviços de cidadania a Belém e interior do Pará neste final de semana

Por Redação - Agência PA (SECOM)
18/07/2015 14h41

Neste sábado, 18, o bairro do Tapanã, que concentra uma população estimada em quase 700 mil habitantes, de acordo com o censo 2010, recebeu a ação do Pro Paz Cidadania, que levou à comunidade serviços como emissão de documentos e atendimentos em saúde.

A ação, levada à Assembleia de Deus da Rua São Clemente, uma das principais vias do bairro, é uma iniciativa da Fundação Pro Paz, em parceria com as secretarias de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh); de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) - por meio da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros - e Defensoria Pública.

Além desses organismos, cerca de cinquenta voluntários da Assembleia de Deus e profissionais do Instituto Embeleze colaboraram para o atendimento da população. O Pro Paz também está com ações simultâneas de cidadania nas regiões Bragantina e do Xingu, nas cidades de Tracuateua e Altamira, respectivamente.

Mediante a entrega antecipada de senhas a ação do Tapanã ofertou 200 identidades, 100 carteiras de trabalho, 100 certidões de nascimento e óbito, fotos 3x4, atendimento jurídico e psicossocial de acordo com a demanda, 100 avaliações em saúde, com verificação de pressão arterial, e serviços odontológicos (limpeza, aplicação de flúor e restauração) disponibilizados em parceria com o Corpo de Bombeiros, com o apoio de uma unidade móvel.

A população também recebeu 800 kits de saúde compostos por medicamentos que não necessitam de receita médica e 500 kits odontológicos doados pela Comunidade Evangélica Integrada da Amazônia (CEIA). Já o Instituto Embeleze ofertou 100 tratamentos de beleza. A igreja ainda presenteou a população com 500 bíblias.

Afonso Rocha, de apenas sete anos, foi um dos primeiros a receber atendimento da equipe de estética. A mãe e dona de casa Nátila Rocha, 27, o levou para cortar o cabelo e aproveitou pra regularizar seus documentos. "Tirei a segunda via da minha identidade e minha primeira carteira de trabalho, pois são documentos importantes pro cidadão. É muito bom receber esses serviços no nosso bairro, principalmente nos finais de semana, quando a gente tem mais tempo", declarou.

Selma Rodrigues, 35, também foi acompanhada do filho, Rafael, de 18 anos, e garantiu novos documentos. "Aproveitamos o período de férias para regularizar nossa documentação. Fiz segunda via de carteira de trabalho e de identidade e o Rafael tirou a segunda via do RG. É ótimo quando o governo se desloca até os bairros para trazer esse tipo de serviço, porque facilita muito a nossa vida. Só temos a agradecer", destacou.

A psicóloga Cassiana de Tássia Santos, do Pro Paz, realizou vários atendimentos psicológicos e falou da importância de integrar a ação. "É fundamental estar aqui pelo fato de termos a oportunidade de orientar e auxiliar a população a lidar com determinadas situações. Hoje, por exemplo, assisti uma senhora que perdeu o filho recentemente e não estava sabendo aceitar o fato. Nosso primeiro contato a ajudou a tirar dúvidas e a encarar a situação. Ela foi encaminhada ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro para atendimento continuado. O papel do Pro Paz nessas situações é este, de promover a cidadania dessas pessoas", explicou.

A aposentada Irene Farias, 60, moradora do Conjunto Antônio Teixeira Gueiros, foi atendida pelos odontólogos do Corpo de Bombeiros. "Essas ações são ótimas, pois chegam às pessoas mais carentes. É preciso alcançar o povo e levar serviços que vão além de atendimentos práticos. É preciso também ver o lado humano e oferecer palavras de amor, incentivo, compaixão. E é isso que o Pro Paz está fazendo", opinou.

Para Bruno Higor Rocha, voluntário na ação, a igreja e o Pro Paz têm o mesmo objetivo, que é atender as pessoas mais necessitadas. "É nosso papel, enquanto entidade e cidadãos, ocupar espaços comuns, como as igrejas, para atender as necessidades das pessoas. Estamos muito felizes com essa parceria com a Fundação, pois a comunidade em geral está sendo alcançada", esclareceu.

Xingu

Em Altamira, além dos moradores do município e cidades vizinhas, também foram atendidas as demandas de comunidades tradicionais. Pela primeira vez, integrantes da aldeia Xikrin Bakajá tiveram acesso a documentos como identidade, carteira de trabalho e certidão de nascimento. O cacique Bepkum Xikrin, falou da importância de ter o Pro Paz na região do Xingu. “A comunidade tá muito feliz com a vinda do Pro Paz ao Xingu. Nosso povo é muito carente de documentos e a aldeia é distante. Nos organizamos para aproveitar essa oportunidade, que vai nos ajudar a garantir nossos direitos”, destacou.

O coordenador do Pro Paz Cidadania, Vagno Ramos, falou sobre o cronograma de ações da Fundação Pro Paz em todo o Pará. "Durante o mês de julho estaremos intensificando nossas ações de cidadania e lazer em diversos municípios paraenses, incluindo a Região Metropolitana. Além dos serviços de cidadania e saúde, o Pro Paz promove uma Colônia de Férias nas Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) do Guamá, Terra Firme e Distrito Industrial, assim como nos bairros do Jurunas e Tenoné, por meio de parcerias. Os arte-educadores do projeto Pro Paz Escola estão atuando nas praias de maior movimentação durante o veraneio com atividades de arte, esporte, cultura e lazer”, detalhou.

Veja a programação do Pro Paz Cidadania para o mês de julho:

13 a 18/07 - Altamira: Pro Paz e Susipe (Centro de Recuperação de Altamira)

14 e 15/07 - Outeiro

18/07 - Tapanã

17 e 18 - Tracuateua

21 a 24 - Salinópolis

21 a 28 - Itaituba: Pro Paz e Susipe (Centro de Recuperação de Itaituba)

28 a 30 - Jacareacanga

01 e 02/08 - Mosqueiro