Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOLIDARIEDADE

Pro Paz recebe doação de 1.800 livros por meio do projeto “Livro Solidário” da Ioepa

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/07/2015 16h30

Mais de 1.800 livros didáticos, incluindo títulos em braile, foram doados à Fundação Pro Paz, na manhã desta quarta-feira, 22, pela Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa). Na assinatura do termo de doação, que ocorreu na sede da Imprensa Oficial, no bairro do Marco, os presidentes das duas instituições sinalizaram parceria para a implantação do projeto "Livro Solidário" nos cinco polos do projeto Pro Paz nos Bairros e nas Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs), localizados na Região Metropolitana de Belém (RMB), o que garantirá os "Espaços de Leitura" aos alunos matriculados nos projetos da Fundação.

O projeto Livro Solidário é uma ação de estímulo à doação de livros para comunidades com maior vulnerabilidade social da RMB. A iniciativa do Governo do Pará, coordenada pela Ioepa, tem como objetivo fomentar a leitura por meio da implantação de “Espaços de Leitura”, compostos por mobília e identificação visual específica. Criado em 2004 pelo projeto Articulação pela Cidadania, o projeto também beneficia unidades prisionais, de cumprimento de medida socioeducativa e hospitais.

Ao todo, o Livro Solidário já implantou seis espaços de leitura, localizados na Escola de Regime de Convênio Associação Cristã do Bengui; Unidade Benevides da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); Grupamento do Corpo de Bombeiros de Ananindeua (Projeto Escola da Vida); ONG Viva Mosqueiro e dois espaços na Instituição Assistencial Espírita Lar de Maria. No segundo semestre deste ano a Ioepa inaugurará novo espaço na Escola Estadual Mário Barbosa, na Terra Firme, também atendida pelo projeto Pro Paz Escola.

"Ficamos muito felizes quando fomos procurados pela presidência da Ioepa com a proposta de nos doar esses livros, numa demonstração clara de que o papel da Imprensa Oficial vai além do trabalho gráfico. Eles também são reprodutores de conhecimento, pois possuem, desde 2003, este projeto fantástico que auxilia na educação paraense por meio da leitura. Nossa Fundação como um todo será beneficiada e estenderá este recurso a todos os projetos que possuem transversalidade com a arte, a cultura e a educação", destacou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bettencourt.

Para o presidente da Ioepa, Cláudio Rocha, a parceria marca um momento importante entre a Fundação Pro Paz e a Imprensa Oficial. “O objetivo de todo órgão é servir ao público e uma das principais missões da Ioepa, além de publicar o Diário Oficial, é incentivar a leitura e a produção de literatura. E a parceria com o Pro Paz por meio do Livro Solidário chega nesse momento em que conseguimos levar leitura às comunidades atendidas pela Fundação. Vamos implantar os Espaços de Leitura nos polos do Pro Paz com o objetivo de intensificar a função social da Ioepa, além de desenvolver outras parcerias de projetos que envolvem tecnologia e que ainda estamos dialogando com a presidência da Fundação”, detalhou o titular da Imprensa Oficial.

De acordo com Lucila Girão, assessora técnica da Ioepa, quando as entidades governamentais se unem para fazer o bem comum, todo projeto tem tudo para dar certo. “Inicialmente, doaríamos somente livros em braile, atendendo uma parcela importante da sociedade que possui necessidades especiais, mas acabamos enriquecendo a parceria incluindo literatura infantil e livros religiosos. É muito gratificante integrar uma entidade tão importante como o Pro Paz, que assiste tão bem uma parcela da sociedade que está nas comunidades mais carentes”, explicou.

Atualmente, a Ioepa tem como parceiros do projeto Livro Solidário a Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), por meio de convênio para a fabricação de móveis; a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedop), responsável pela revitalização de espaços físicos que receberão o projeto; a Fundação de Telecomunicação do Pará (Funtelpa), com a divulgação das ações; Secretaria de Educação (Seduc); Secretaria de Planejamento (Seplan); Banco do Estado do Pará (Banpará); Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa); Fundação Santa Casa do Pará; Hospital Ophir Loyola; Sociedade Bíblica do Brasil e agora a Fundação Pro Paz, que levará novos espaços em bairros da RMB.

“A cada ano criamos uma nova parceria e o nosso projeto ganha nova amplitude. Recentemente, por exemplo, chegamos aos hospitais com os carrinhos de leitura, que levam livros a pessoas com problemas de saúde em leitos de hospitais da região metropolitana como o Ophir Loyola, o Jean Bitar e a Santa Casa de Misericórdia do Pará”, reiterou Lucila Girão.

Livro Solidário - Com o mote “Dê liberdade aos seus livros!”, a Ioepa recebe doações de livros e revistas de entidades públicas, privadas e sociedade em geral e encaminha às comunidades atendidas. Para ter acesso ao “Livro Solidário” é preciso entrar em contato com a Ioepa pelo telefone 4009-7847. Mais informações do projeto estão no blog livrosolidario.blogspot.com.br.