Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
LAZER

Pro Paz disponibiliza colônia de férias no bairro do Tenoné

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/07/2015 18h24

A Fundação Pro Paz prorrogou até esta quinta-feira, 23, as inscrições para a colônia de férias realizada pela equipe do Pro Paz nos Bairros em parceria com a Policia Federal, na sede da Associação dos Servidores da Policia Federal (ASPF), no bairro do Tenoné. A programação, que começou no dia 13 e termina no dia 30 de julho, já tem cerca de 300 crianças inscritas, e atende crianças entre 8 e 18 anos.

Durante o mês de julho, a colônia oferece diferentes atividades de educação, cultura, esporte e lazer. Também estão sendo realizadas as colônias nas Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) e no Centro Comunitário do Jurunas (Cobajur).

A coordenadora do Pro Paz nos Bairros, Fabize Muinhos, explica que o bairro do Tenoné foi escolhido após um levantamento sobre a procura de atividades de lazer para o local. “Muitos pais trabalham ou não tem a possibilidade de realizar viagens de veraneio e, desta forma, as crianças ficam ociosas durante as férias escolares. Fizemos esta parceria com a ASPF e a ideia é que após a colônia de férias, firmemos na associação um novo polo do Pro Paz nos Bairros, com atendimento permanente à comunidade”, informou.

“Ia ficar em casa sem ter o que fazer. Aqui na colônia participo de atividades de esporte, dança e pintura. O que eu mais gosto são as aulas de natação e de dança contemporânea”, conta Lelygleice Guimarães, 11 anos.

Para a mãe de Lelygleice, Cleunice Guimarães, a colônia caiu no gosto da comunidade. “Esta colônia está sendo muito boa para as crianças. A gente não tinha condições para viajar e ela ia ficar em casa ociosa. Ela adora vir para cá, porque cada dia ela faz uma atividade diferente. Esse trabalho do Pro Paz está sendo muito bem recebido aqui no bairro. Vamos ficar muito felizes quando ele se tornar permanente”, destacou Cleunice Guimarães.

“Fui aluno do Pro Paz por três anos. Moro em uma área considerada de risco, onde foi criado um polo e participar das atividades mudou a minha vida. Foi no polo que comecei a dançar hip-hop e com o incentivo e treino dos professores, fiquei em segundo lugar na modalidade de breaking no Campeonato Nacional de Acrobacia. Agora, como professor do Pro Paz, vejo a oportunidade de ajudar a mudar a realidade de outras pessoas, através da disseminação da cultura de paz, que é defendida pelo projeto”, afirmou Fabricio dos Santos, 19 anos, professor de hip-hop do Pro Paz.

Carlos Araújo, presidente da ASPF, afirma que a intenção é que esta parceria seja estendida para beneficiar cada vez mais a comunidade. “Por meio do clube, sempre buscamos fazer uma integração com a comunidade do bairro e seu entorno. É uma satisfação muito grande ver a quantidade de crianças que estão na associação. É uma área considerada vulnerável que precisa de atividades assim”, disse o presidente da ASPF.

Serviço: Para se inscrever, a criança ou adolescente deve ir acompanhado de um responsável à ASPF munido de um documento de identificação. A Associação dos Servidores da Policia Federal fica na Rua Quinta Linha, 605, Tenoné. As inscrições para a colônia encerram nesta quinta-feira, 22.

Outras ações: Além da colônia de férias realizada na ASPF, a Fundação realiza, desde o inicio do mês, colônias de férias nas Unidades Integradas Pro Paz (UIPPs) do Distrito Industrial, Terra Firme, Icuí-Guajará e Guamá e no Centro Comunitário do Jurunas (Cobajur). Nos balneários de Outeiro e Mosqueiro, a equipe do Pro Paz Escola tem realizado, durante os finais de semana de julho, uma programação recreativa nas praias comandada pelos arte-educadores da Fundação. O Pro Paz apoia também a caravana Hip-Hop, que durante o mês de julho realiza palestras preventivas, aula de dança ao ar livre, jogos e apresentações com artistas locais em Belém, Mosqueiro, Salinópolis, Marudá e Outeiro.