Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NORMATIZAÇÃO

Agentes do Imetropará fiscalizam vans e micro-ônibus no Terminal Rodoviário de Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/07/2015 12h55

Uma operação iniciada na manhã de quinta-feira, 23, pelo Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), órgão delegado do Inmetro, está fiscalizando vans e micro-ônubus que fazem o transporte de passageiros no Terminal Rodoviário de Belém para averiguar possíveis irregularidades no cronotacógrafo - instrumento que registra, de forma simultânea e inalterável, a velocidade e a distância percorrida pelo veículo, em função do tempo decorrido. O uso deste é obrigatório e atende determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), desde 1997.

No primeiro dia de fiscalização foram abordados 52 veículos, dos quais apenas quatro foram reprovados por falta da verificação periódica do aparelho, falta da selagem (lacre do Inmetro) ou por estarem fora do padrão estabelecido. A operação prossegue pela tarde e vai até esta sexta-feira, 24. O balanço final da fiscalização será divulgado na segunda-feira, 27.

O cronotacógrafo é obrigatório em veículos de transporte de cargas, de passageiros, incluindo o escolar, com mais de dez lugares e com peso superior a 4,536 toneladas. O equipamento é uma espécie de “caixa-preta” de caminhões, vans e ônibus. Além da velocidade e distância, o equipamento fornece parâmetros relacionados ao condutor do veículo, tais como o tempo de trabalho e os tempos de parada e de direção.

“Os veículos que já possuem o equipamento devem passar por uma verificação periódica a cada dois anos, em oficinas credenciadas pelo Inmetro”, explica o presidente do Imetropará, Jorge Rezende. Já os que não estão equipados com ele, estão com o prazo de aferição vencido ou não apresentam o lacre do Inmetro estão sujeitos a receber multa”, complementa o gerente de Instrumentos do Imetropará, Emerson Leite.