Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Pro Paz e parceiros emitem documentos a famílias atingidas por incêndio em Belém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
29/07/2015 17h42

Na manhã desta quarta-feira (29), a Fundação Pro Paz, em parceria com as secretarias de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além da Defensoria Pública e com o apoio da Prefeitura de Belém, fez uma caravana para emissão dos documentos das famílias atingidas no incêndio que ocorreu no bairro da Cremação, no dia 22 deste mês. Os documentos são necessários para que as famílias possam ter acesso a alguns dos benefícios que estão sendo oferecidos pelo governo do Estado.

Durante o incêndio, que aconteceu na passagem Bugari, no bairro da Cremação, 13 famílias – cerca de 50 pessoas – tiveram as casas total ou parcialmente danificadas. Para minimizar as perdas, o governo do Estado tem feito uma força-tarefa, com o apoio da Prefeitura de Belém, para auxiliar as famílias atingidas. Pela manhã, na Unidade Integrada Pro Paz (UIPP) do Guamá, foi montada uma equipe para fazer a emissão dos documentos. Durante a ação, foram oferecidas segunda via de certidão de nascimento, carteira de identidade e carteira de trabalho.

Segundo o coordenador do Pro Paz Cidadania, Vagno Moura, a maior necessidade foi providenciar, primeiramente, a certidão de nascimento para as famílias que haviam perdido todos os documentos, já que é com ela que se faz possível a emissão de uma nova via de RG e carteira de trabalho. Nestes casos, a equipe do Pro Paz Cidadania se responsabilizou em, após o recebimento da certidão – cerca de uma semana –, fazer o deslocamento das família para a UIPP novamente para que sejam retirados os outros documentos. Para aqueles que tinham algum documento de identificação em mãos, foi possível a emissão do RG e da carteira de trabalho. A equipe também ofereceu serviço de foto 3x4 para que o processo fosse facilitado.

Ananda Terajaques, 32 anos, conta que perdeu tudo durante o incêndio e que com a ajuda do governo e o apoio dos amigos, a família está se recuperando. “Saímos da casa, durante o incêndio, somente com as roupas do corpo. Graças a este trabalho conjunto do governo do Estado, estamos nos recuperando de diferentes formas, tanto em relação aos nossos bens materiais quanto à nossa felicidade. Hoje, com o Pro Paz, recuperamos nossa cidadania. Ficamos felizes por todo o apoio que estamos recebendo”, afirmou.

“Para termos acesso aos benefícios precisamos dos documentos. No meu caso, todos os documentos foram perdidos com o incêndio. Não esperava que este serviço fosse ser tão rápido, e estamos gratos pela agilidade com que ele sendo feito e pelo modo como fomos recebidos”, relatou Alexandre Viana, 29 anos.

“Através do Pro Paz Cidadania oferecemos a recuperação da cidadania para aqueles que precisam. Neste caso, viemos para atender as necessidade destas famílias, que já sofreram bastante com este incêndio. O Pro Paz está aqui justamente para oferecer e atender da melhor forma estas famílias para que com os documentos em mãos, elas possam ser beneficiadas na concessão de benefícios sociais como o cheque moradia e o beneficio eventual oferecido pela Seaster. Esperamos que desta forma, aos poucos, suas vidas possam retornar ao normal”, explicou Vagno Ramos.