Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SOCIOEDUCAÇÃO

Unicef e Fasepa definem estratégias pela infância e socioeducação no Estado

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/08/2015 16h46

A promoção de encontros para a capacitação de gestores municipais pela promoção dos direitos de meninos e meninas, e atividades que trabalhem a educação sexual de adolescentes e jovens privados de liberdade foram algumas das ações abordadas em reunião na manhã desta segunda-feira (17) entre a Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O coordenador do escritório do Unicef em Belém, Fábio Atanásio de Morais, foi recebido pelo presidente da Fasepa, Simão Bastos, com o objetivo de definir uma agenda permanente de articulação e parceria para apoio as atividades do Selo Unicef no Pará e do fortalecimento da política socioeducativa do Estado.

Simão Bastos representa o governo do Estado na articulação do Selo Unicef – Município Aprovado, que promove o III Ciclo de Capacitações do Selo Unicef nos Estados da Amazônia nesta quarta (19) e quinta-feira (20), em Belém, com agenda que inclui Santarém e Parauapebas, em datas distintas. Para o coordenador do Unicef, a Fasepa é estratégica nas políticas públicas destinadas a menores de 18 anos por hoje presidir o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca) e desenvolver um trabalho diferenciado na socioeducação no cenário nacional.

“O presidente da Fasepa foi designado pelo governo do Estado para ser o articulador do Selo Unicef no Pará. A proximidade com o Cedca pode oferecer uma oportunidade de trabalho para que o conselho faça aquilo que é de seu mandato institucional. Uma pauta de apoio ao trabalho da Fasepa, que é inovador sob o ponto de vista de buscar alternativas em fóruns diferentes, sob a perspectiva de uma compreensão própria da função da Fasepa da inserção dos socioeducandos na sociedade”, destaca Fábio Atanásio.

Hoje atendendo cerca de 370 adolescentes e jovens, entre 12 e 21 anos, com políticas públicas de educação formal e profissional, cultura, esporte e lazer, a Fasepa receberá projetos desenvolvidos pelo Unicef específicos para este público e apoiará ações de promoção das medidas socioeducativas, inclusive na capacitação dos municípios pelo Selo. Para Simão Bastos, a parceria fortalece a política socioeducativa e intensifica o dialogo com os municípios.

“O Selo Unicef é uma agenda de que fazemos parte, mas também estamos apresentando ao Unicef nossos projetos para a socioeducação. Em cada evolução de período a gente faz uma agenda sistemática, com a perspectiva de construir um encontro de boas práticas da socioeducação, que é uma demanda nacional. Além disso, queremos aproximar o Selo Unicef do Cedca, que também dialoga com os municípios”, explica o presidente da Fasepa.

Com a participação confirmada de 50 municípios e apoio do governo do Estado no espaço e mobilização, o III Ciclo de Capacitações do Selo Unicef nos Estados da Amazônia ocorre nesta quarta (19) e quina-feira (20), em Belém, na Secretaria de Estado de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), na Avenida Almirante Barroso, 1.312. As demais capacitações para os municípios paraenses serão em Santarém, nos dias 25 e 26 de agosto, e em Parauapebas, que ainda terá data confirmada. Mais informações: (91) 98128-9022.