Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

“Os Pescadores de Pérolas” se despede em grande estilo no Theatro da Paz

Por Redação - Agência PA (SECOM)
16/09/2015 13h53

Um encerramento em grande estilo. Foi assim a última récita da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, na noite da última terça-feira, 15, no Theatro da Paz, em Belém. A montagem marcou a estreia do cineasta paulista Fernando Meirelles na direção operística. O espetáculo faz parte da programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

Repetindo o sucesso das apresentações anteriores, a quarta e última récita emocionou, não somente o público presente ao teatro, mas também o elenco e toda a equipe técnica da ópera. Em clima de comemoração, cantores, direção e coordenação do Festival confraternizaram no palco do teatro, após o fim do espetáculo.

A sensação de missão cumprida tomou conta de todos os integrantes da montagem. “Isso tudo é resultado de muito trabalho, muitos ensaios e muita dedicação. Entre erros e acertos, no final deu tudo certo. A sensação é de dever cumprido. Tenho certeza que este é somente o começo de muitas coisas boas que ainda virão pela frente”, afirmou o baixo-barítono paraense Andrey Mira.

Emoção - Bastante emocionado, Andrey agradeceu ao apoio que recebeu da direção do Festival. “Só tenho motivos para agradecer a todos que me ajudaram nessa caminhada, em especial à direção do Festival, na figura do diretor geral, Gilberto Chaves, que acreditou no meu trabalho. Ganhei a oportunidade de atuar em uma grande montagem com grandes nomes da música lírica brasileira. Agora é continuar trabalhando em busca de novas conquistas”, completou o baixo, enquanto era abraçado pelo maestro Mauro Wrona, diretor artístico do Festival.

Para o tenor Fernando Portari (Nadir), o sucesso do espetáculo se deve muito ao apoio do povo de Belém, que esteve presente em todas as récitas do espetáculo. “Esse momento aqui justifica todos os outros momentos da minha vida, quando duvidei se valeria a pena viver do canto lírico. A resposta é que valeu muito a pena ter acreditado, pois o resultado é este momento maravilhoso que estamos vivendo. E isso tudo só foi possível graças ao povo dessa cidade, que acolheu o nosso trabalho, que acreditou e nos apoiou o tempo todo. Belém está de parabéns, pois tem um povo lindo que vive irmanado e que é o grande diferencial desse evento”, relatou o tenor.

Nos bastidores, após o término da ópera, Meirelles foi pouco para tantos abraços. Todos os integrantes do Coro fizeram questão de uma foto com ele, que os atendeu um a um ou em grupos. O diretor estava muito feliz, e ainda encontrou tempo para discutir alguma coisa ainda da ópera com o maestro Miguel Campos Neto, titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), que executou a música de Gorges Bizet. “Estou realmente feliz. Já falei que cheguei aqui sem saber muito bem o que iria fazer, mas agora posso quase me considerar um especialista, mas com muita humildade. Quem são craques aqui são essas pessoas maravilhosas que já fazem ópera há muitos anos”, disse. E, após muita conversa surgiu uma promessa: “Até logo. Até o ano que vem”, falou, sorrindo.

Já a administradora Vanda de Souza destacou a criatividade do cineasta Fernando Meirelles, diretor cênico da ópera. “Projetar as imagens na tela foi genial, pois facilitou a compreensão do público. Para quem nunca havia assistido a uma ópera, as imagens que retratavam as lembranças dos personagens foram fundamentais. Só uma pessoa com a criatividade e a experiência em cinema como Fernando Meirelles, para criar algo tão sensacional”, destacou a administradora.

Para a aposentada Catarina Miranda, de 65 anos, a ópera já deixou saudades. “Minha filha e o esposo dela vieram na estreia do espetáculo, minha neta veio no segundo dia e eu deixei para prestigiar o último dia. Durante uma semana só se falou desta ópera em casa. Debatemos a história, o cenário, os cantores, enfim, o assunto era sempre ‘Os Pescadores de Pérolas’. E agora que se encerrou já estou sentindo saudades”, lamentou a aposentada.

A ópera “Os Pescadores de Pérolas” foi uma das atrações mais aguardadas do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz. A montagem marcou a estreia de Fernando Meirelles no cenário operístico. A apresentação da ópera foi exibida pela TV Cultura do Pará para Belém e o interior do Estado e transmitida ao vivo para 18 salas de cinema em oito cidades brasileiras.

O Festival termina no próximo sábado, 19, com o Concerto de Encerramento (ao ar livre), às 20h, em frente ao Theatro da Paz, com entrada gratuita. O concerto tem patrocínio do Banpará, por meio da Lei Rouanet.

(Com colaboração de Noely Lima)