Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE

Tradicional Corrida Rústica da PM reúne 550 participantes na UFPA

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/09/2015 16h48

Ainda era madrugada quando os esportistas inscritos na 45º Corrida Rústica Coronel Fontoura começaram a chegar à sede da Universidade Federal do Pará (UFPA) para participar da competição mais antiga de Belém, na manhã de domingo, 27. Conhecida pela tradição, a corrida “Coronel Fontoura”, que é organizada pela Polícia Militar, já faz parte da programação de eventos do aniversário de 197 anos da corporação.

Para o comandante geral da instituição, o coronel PM Roberto Campos, aliar diversão e saúde é a melhor forma de comemorar quase dois séculos da instituição. "A vida é o nosso maior bem. Então, nada melhor que unir alegria com os cuidados que devemos ter com a saúde”, contou o coronel.

Todos os 550 atletas que concluíram o percurso receberam medalhas. Houve também premiações para os três primeiros lugares nas categorias Militar e Comunidade.

O atleta militar Renato Teixeira Alves ficou com o 1º lugar na categoria Militar Masculino, após concluir a prova em 34 minutos e 7 segundos. A segunda posição ficou com Tarcísio Diniz de Lima. O maratonista José Fernandes que ficou em terceiro lugar na categoria, parabenizou a organização do evento que foi elogiada pelo público presente. "A prova foi muito boa, organizada. Correr na beira do rio foi um presente", disse o atleta.

O bi-campeão da corrida Coronel Fontoura, Adelson Rodrigues, 1º lugar na competição Masculino Geral Comunidade, veio do Estado do Maranhão para participar da prova. “É uma honra participar e ganhar mais uma vez esta corrida que já está no meu calendário de competições”, afirmou o maratonista.

Com a prova percorrida em 49 minutos e 9 segundos, a atleta militar Camila de Carvalho Costa foi a grande campeã da categoria Feminino Militar, seguida de Erika Cristiane Wariss e Isabel de Jesus Rodrigues.

A maratonista Elivânia Santos, de Ulianópólis, conquistou o primeiro lugar da categoria Feminino Comunidade.

Em 2016, a prova, que este ano teve o percurso de 10 quilômetros, será alterada para 21 km. A ideia é que para os 400 anos de Belém, o evento volte com o antigo título de “A Volta da Cidade”. “A corrida hoje é excepcionalmente num circuito interno. Ano que vem a corrida voltará ao circuito externo a fim de fazermos o resgate histórico e dar uma maior proporção ao evento”, informou o coronel Roberto Campos.

Histórico: No dia 26 de setembro de 1937 foi realizada a corrida a volta da cidade com o prêmio Prefeitura de Belém. A competição foi criada pelo comandante geral da Polícia Militar na época, coronel PM José Manoel Ferreira Coelho. O evento foi organizado pela PM e passou a ser realizado em todos os anos seguintes, no domingo próximo ao dia 25 de setembro (aniversário da corporação).