Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADEPARÁ

Campanha da Febre Aftosa em Faro e Terra Santa alcança altos índices de vacinação

Por Redação - Agência PA (SECOM)
30/09/2015 15h34

O Pará se mantém entre os estados brasileiros com maior cobertura vacinal contra a febre aftosa. Os resultados da Campanha Estadual de Vacinação nos municípios de Faro e Terra Santa, no oeste paraense, realizada de 15 de julho a 30 de agosto, atestam o empenho e compromisso do Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará), e dos produtores rurais com a defesa agropecuária paraense. O índice de vacinação foi de 100% de cobertura vacinal em Faro e 99,4% em Terra Santa. O percentual é maior que do ano passado, quando os municípios chegaram a 93,31% e 91,29%, respectivamente.

“É um número satisfatório e representativo, já que a meta é tornar o Pará livre de aftosa sem vacinação junto a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). Para isso, precisamos alcançar o mais alto índice vacinal, especialmente nessas áreas de fronteiras, consideradas zonas de proteção. Agradecemos ao produtor rural e, principalmente, aos servidores da Adepará, que realizaram a vacinação contra a febre aftosa em quase todas as propriedades”, disse Luciano Guedes, diretor geral da Adepará.

Segundo a gerente regional da Adepará em Oriximiná, Débora Ueno, além de registrar 100% de cobertura vacinal de rebanhos bovídeos, Faro alcançou também 100% de proprietários assistidos pelo serviço oficial, ou seja, a vacinação teve o acompanhamento de técnicos do órgão estadual. “Realizamos tal ação, considerando que o município de Faro faz divisa com o estado do Amazonas, e a maioria do rebanho cadastrado em Faro transita para propriedades em Nhamundá (AM). Foi uma ação única realizada na região, atendendo aos requisitos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para o avanço da região de zona de proteção para livre de febre aftosa com vacinação”, explicou. Todas as propriedades rurais de Faro foram assistidas pelos servidores da Adepará com realização de vacinação tipo agulha oficial, além de instruções sobre sanidade animal.

Trabalho continuado - Terra Santa alcançou índice de 99,40% de bovídeos vacinados e 98,82% de proprietários atendidos, sendo que a vacinação de quase todo o rebanho do município foi realizada pelo serviço oficial. “O trabalho da Adepará não para. Como não foi atingido o índice de 100%, os técnicos já estão em busca dos inadimplentes. Como estamos falando de zonas de proteção, é muito importante que todas as propriedades sejam alcançadas”, completou a diretora técnica de Defesa e Inspeção Animal, Melanie Castro. “A importância de alcançarmos tais índices é ter o controle total da área territorial sob o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA), além de ter uma cobertura vacinal maior de 90%, requisito exigido pelo Mapa, para que essas áreas saíam de zonas de proteção para área livre de febre aftosa com vacinação. A ideia é obter esse status ainda este ano”, disse Débora.

Na primeira etapa de vacinação de 2015, Terra Santa registrou 91,29% de cobertura vacinal no rebanho bovídeos, 93,05% produtores confirmaram a vacinação e 61 vacinações assistidas foram realizadas pelo serviço oficial.

De acordo com o médico veterinário George Santos, da gerência do Programa de Erradicação da Febre Aftosa da Adepará, o percentual de 100% ainda é uma realidade a ser alcançado, em trabalho conjunto entre os servidores da agência e os produtores locais. “Os resultados foram satisfatórios. Houve uma melhora em relação à primeira etapa, realizada em março e abril. Estamos montando um planejamento em Terra Santa para alcançar os 100% de vacinação através da busca dos poucos inadimplentes que sobraram, num total de apenas cinco propriedades”, destacou.