Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Polícia Civil do Pará está integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/03/2019 09h51

A Polícia Civil do Pará já está integrada ao Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). Desde o dia 1º de março, os boletins de ocorrências policiais registrados no Estado do Pará estão interligados com o Sistema Nacional que é vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A interoperabilidade (capacidade de um sistema de se comunicar com outro sistema) foi resultado do esforço conjunto das equipes da Polícia Civil do Pará, da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) e Governo Federal.

Diante disso, explica a delegada Perpétua Picanço, diretora de informática, manutenção e estatística da Polícia Civil, a integração das informações possibilitará a celebração de parcerias do Estado com o Governo Federal para financiamento de programas, projetos e ações de segurança pública no Pará, por meio do Fundo Nacional de Segurança Pública.

O Sinesp é uma ferramenta que integra todo o país com atendimentos e despachos nas ocorrências da Segurança Pública. Foi criado pelo Governo Federal pela Lei nº 12.681, de 4 de julho de 2012. O Sinesp representa a construção de um grande pacto no alinhamento de metodologias de coleta e de divulgação de dados estatísticos em Segurança Pública no país.