Pautas


Abertura da 13ª Conferência Estadual de Saúde

Por Roberta Vilanova (SESPA)
Abertura: 13/06/2019 09h00
Encerramento: 13/06/2019 12h00
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia
Endereço: Av. Dr. Freitas com Av. Brigadeiro Protásio
Contatos: Roberta Vilanova: (91) 99258-4618

O Conselho Estadual de Saúde realizará a 13ª Conferência Estadual de Saúde do Pará, trazendo como tema central "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS", que será abordado em palestra magna proferida pelo secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame.

O evento tem apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que está garantindo toda a infraestrutura necessária para a sua realização, já que Conferência Estadual de Saúde é a instância máxima de deliberação do controle social do SUS. O fórum tem a função de debater as temáticas pertinentes para o fortalecimento dos programas e ações de saúde adotadas no âmbito do estado do Pará.

Sugestão de entrevistados:
Presidente do Conselho Estadual de Saúde: Pedro Gonçalves de Oliveira Neto
Secretário de Estado de Saúde: Alberto Beltrame
Representantes dos trabalhadores e dos usuários do SUS

Mais informações:
A conferência tem o objetivo "de analisar o consolidado das propostas aprovadas nas conferências ou plenárias municipais de maneira a avaliar a situação da saúde a partir das necessidades locais" e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual (PPA) e dos Planos Municipais, Regionais, Integrados, Estadual e Nacional de Saúde, no contexto dos 30 anos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Também são objetivos do evento discutir o tema central com enfoque na saúde como direito e na consolidação do SUS, o que será feito em debates sobre quatro eixos: "Democracia e a Participação Social na Saúde", "Saúde como Direito", "Consolidação dos Princípios do Sistema Único de Saúde" e "Financiamento adequado e suficiente para o SUS".

Durante a conferência, serão eleitos os 112 delegados, que vão representar o Pará na 16ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada, de 4 a 7 de agosto, em Brasília.

O evento contará com a participação de mais de mil pessoas, entre delegados municipais, delegados natos do Conselho Estadual de Saúde, convidados das entidades com assento no Conselho Estadual, participantes com credenciamento livre distribuídos entre os que atuaram na organização e na mobilização de atividades preparatórias da 16ª Conferência Nacional e membros da Secretaria Executiva do CES-PA.