Seduc conhece demandas das Diretorias Regionais de Ensino 2 e 3, em Belém
Secretário Ricardo Sefer prossegue as visitas técnicas às DREs, dialogando com a comunidade escolar em busca de melhorias pedagógicas e estruturais nas unidades de ensino
A equipe de gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), que prossegue as vistorias técnicas visando assegurar melhorias pedagógicas e estruturais na rede pública de ensino estadual, visitou nesta segunda-feira (1º) as Diretorias Regionais de Ensino (DREs) 2 e 3, em Belém. Pela manhã, o titular da Seduc, Ricardo Sefer, esteve na DRE 2, que abrange 21 unidades escolares e aproximadamente 10 mil alunos matriculados para o ano letivo de 2025.
A visita iniciou com uma conversa na sede da Diretoria Regional de Ensino com professores, diretores e alunos da Escola Estadual Rui Barbosa. Ricardo Sefer ressaltou a importância de conhecer e estar perto da comunidade escolar. "Eu costumo dizer que sou secretário de 'chão de escola', que vem e conhece as escolas, conhece os problemas e a realidade vivida pelos alunos, professores, diretores e todos os servidores das unidades de ensino da rede estadual. Dessa forma, conseguimos, juntos, construir educação de qualidade˜, ressaltou o secretário.
A DRE 2 é a 28ª regional de ensino que o atual secretário de Estado de Educação visita desde o início da sua gestão. O cronograma incluiu as escolas Estaduais Rui Barbosa, David Salomão Mufarrej e Santa Maria, e as obras de reconstrução da unidade de ensino Marluce Pacheco.
Magno Sotera, aluno da 3ª série do Ensino Médio da Escola David Mufarrej, espera que a visita do gestor traga resultados para o bem-estar dos alunos. “A gente nunca recebeu uma visita do secretário de Educação, e esperamos que essa visita possa trazer melhorias para a Escola por conta que a gente enfrenta muito calor aqui. Eu espero que esse ano fique um legado para os outros alunos que vão entrar, que tenham ar condicionado, que tenham um espaço adequado para estudar, porque a gente não consegue ter uma aula boa, não se concentra nesse calor”, disse o estudante.
Música e dança - À tarde, a gestão da Secretaria visitou a Diretoria Regional de Ensino (DRE) Belém 3 e às escolas da área de abrangência. A comitiva seguiu para a Escola Estadual Ruth Rosita, onde houve apresentação musical de um estudante da Escola João Renato Franco, tocando violino.
Na sequência, estudantes da Escola Maria Luiza Vella Alves, do 2º ano do Ensino Fundamental, no âmbito do Programa Alfabetiza Pará, realizaram uma apresentação de carimbó. Também houve reunião com os gestores das escolas vinculadas à DRE.
Durante o encontro, foram apresentados os projetos de destaque da DRE na área de Educação Ambiental, evidenciando práticas pedagógicas desenvolvidas pelas escolas da região. Após as apresentações, o secretário percorreu os espaços da unidade escolar.
Abrangência - A DRE Belém 3 atende 21 escolas da rede estadual. Além da Ruth Rosita, a visita incluiu as escolas Monsenhor Azevedo, Frei Daniel, Vereador Gonçalo Duarte e Antônia Paes da Silva, onde o secretário conversou com equipes gestoras e verificou demandas estruturais e pedagógicas.
A dirigente da DRE Belém 3, Etienne Andrade, ressaltou a relevância da presença da gestão estadual. “A visita do secretário fortalece nosso trabalho. É uma oportunidade para apresentar nossas necessidades, alinhar ações e reforçar o compromisso com uma educação pública de qualidade. A presença dele na DRE demonstra atenção, escuta e proximidade com a realidade das escolas”, reforçou.
Com a DRE Belém 3, o secretário já visitou 29 Diretorias Regionais de Ensino. A meta é que todas as DREs sejam visitadas até dezembro.
