Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPREENDEDORISMO
English Version

Sectet promove trilha formativa em Costura e Moda em três Usinas da Paz

A programação continua durante a semana com atividades práticas e desafios criativos, como o Torneio ModaLab

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
01/12/2025 19h43

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) iniciou mais uma etapa da trilha formativa do eixo Costura e Moda, voltada a estimular o empreendedorismo, a criatividade e a autonomia financeira de mulheres das Usinas da Paz do Guamá, Bengui e Cabanagem, em Belém. A ação integra o Programa “ModaLab: Cria, Inova e Transforma”, com programação ao longo desta semana.

A ação do Programa 'ModaLab: Cria, Inova e Transforma' incentiva a geração de renda

Nesta fase, a Roda de Empreendedorismo abriu a ação que reuniu alunas interessadas em aprofundar conhecimentos sobre moda sustentável, gestão e inovação. Segundo Jully de Lima, coordenadora do eixo Costura e Moda da Sectet, o projeto tem se consolidado como ferramenta de transformação social. “A trilha é pensada para fortalecer habilidades, ampliar horizontes e mostrar que a moda pode ser um caminho real de geração de renda e inclusão produtiva. Cada encontro aproxima essas mulheres de novas oportunidades, e de uma atuação mais empreendedora”, informou.

Entre as participantes está Ruth Costa, 67 anos, que fez parte da primeira reunião da trilha ao lado de outras 20 mulheres. Entusiasmada, ela conta como o aprendizado tem impactado sua rotina e ampliado possibilidades de geração de renda. “O que me trouxe aqui foi uma amiga, que me convidou. Já fiz vários cursos, gosto muito, e agora estou fazendo a trilha. Tá sendo maravilhoso. Aprendi coisas que eu não sabia, principalmente de costura. As ecobags eu não sabia fazer, e aprendi. Já estou até vendendo. Para mim, já é uma grande coisa”, relatou.

A relevância dessa formação também foi reforçada por Ângela Santos, aluna da trilha, que destacou o impacto do conhecimento no fortalecimento de novos negócios. “Ter esse espaço de aprendizado e troca é essencial para nós, mulheres empreendedoras. A fomentação de saberes fortalece nossos negócios, e nos dá mais segurança para crescer”, assegurou.

Participantes da trilha formativa

Economia circular - Hoje, a trilha contou com uma palestra especial de Ana Gibson, CEO da plataforma "Bora Garimpar Belém", que esteve na Usina da Paz do Guamá para compartilhar sua experiência com as alunas. Atuando há 10 anos com moda circular e sustentável, Ana apresentou a história da sua empresa, e relatou como a economia circular tem gerado mudanças significativas na vida de muitas empreendedoras que começaram, assim como ela, com um brechó.

“Acredito que esse trabalho conjunto com a sociedade tem um valor inestimável. A circularidade e a sustentabilidade precisam desse elo com a comunidade para fazer sentido. Quando estabelecemos esses laços, fortalecemos a valorização da moda sustentável, e mostramos o quanto ela pode contribuir para o empreendedorismo e a renda dessas mulheres”, destacou Ana Gibson.

Ao longo da semana, as alunas seguirão aprofundando conhecimentos com atividades práticas e desafios criativos. Na próxima sexta-feira (5), o Torneio ModaLab reunirá equipes das Usinas da Paz da Cabanagem, Bengui e Guamá no Espaço Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá. O grupo vencedor será premiado com uma mentoria exclusiva do Programa Startup Pará.

A programação inclui ainda o Círculo de Iniciativas da Sectet, realizado em parceria com a empresa Combinô. Nessa etapa, as participantes terão a oportunidade de vivenciar a rotina em um brechó real e gratuito, aprendendo sobre curadoria, gestão, atendimento, exposição de produtos e estratégias de moda circular.

A trilha prossegue até sexta-feira (5), com visita técnica na terça (2) e atividades de planejamento estratégico na quarta e quinta-feira (3 e 4), quando cada grupo desenvolverá o plano de sua empresa fictícia. O encerramento ocorrerá com a apresentação dos pitches construídos ao longo da formação, em um torneio entre as empreendedoras.

Texto: Carla Couto – Ascom/Sectet