Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EM SIMPÓSIO
English Version

Unidades Estaduais de Saúde destacam avanços em qualidade e segurança do paciente  

Evento reuniu cinco instituições públicas de saúde de Belém, Marabá e Tucuruí, em dois dias de debates sobre gestão, sustentabilidade, inovação e humanização  

Por Governo do Pará (SECOM)
17/09/2025 16h49

Ao conectar experiências e saberes, o III Simpósio de Qualidade e Segurança do Paciente encerrou sua programação nesta quarta-feira (17), integrando uma agenda intensa de debates sobre sustentabilidade, inovação e humanização. Realizado de forma on-line e simultânea, o evento foi aberto na terça-feira (16), reunindo cinco unidades públicas de saúde do Pará em dois dias de atividades.

Médico Sipriano Ferraz abordou a importância da gestão

O Simpósio foi aberto com a palestra magna conduzida pelo médico Sipriano Ferraz, presidente da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV), que destacou a importância da gestão na saúde. “O futuro da saúde depende de boa gestão, com preparo, visão e comprometimento. Bons gestores fortalecem equipes e garantem que o cuidado chegue com qualidade ao paciente, sempre com responsabilidade, humanidade e eficiência”, ressaltou.

A iniciativa foi promovida pelas unidades de saúde do Governo do Pará gerenciadas pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e contou com a participação do Hospital Público Estadual Galileu (HPEG), o Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP), a Policlínica Metropolitana, a Policlínica de Marabá e a Policlínica do Lago de Tucuruí.

O diretor administrativo do ISSAA, Rodrigo Moreira, disse que o Simpósio consolida avanços importantes na saúde pública. “É um momento que reforça a importância da boa gestão, capaz de alinhar ciência e cuidado humano em prol da segurança do paciente, com planejamento, eficiência e inovação”, explicou.

Inovação no cuidado - Outra ação em destaque foi a palestra “Assistência Farmacêutica Segura e Sustentável”, apresentada por Julia Santos, que abordou a perspectiva de alinhar os processos farmacêuticos à responsabilidade socioambiental. “Entregar valor significa cuidar do paciente, otimizar os recursos da instituição e, ao mesmo tempo, preservar o meio ambiente, garantindo eficiência e responsabilidade em cada etapa do cuidado”, enfatizou.

A mesa de debates também contou com a participação da professora Danielle Saraiva, que atua no Hospital Universitário João de Barros Barreto. Ela ministrou a palestra “Gestão de Riscos e Sustentabilidade: Desafios para Hospitais Públicos”, e destacou que “falar de riscos é falar de prevenção e preparo. Os hospitais públicos precisam integrar segurança e sustentabilidade, para que os desafios da rotina se transformem em oportunidades de melhoria contínua”.

Ciência e sustentabilidade - A produção científica dos profissionais da rede estadual foi destaque no Simpósio. Foram apresentados 16 trabalhos, desenvolvidos por profissionais das unidades em quatro eixos temáticos, que traduzem os principais desafios e avanços da saúde pública no Pará.

No evento foi abordada ainda a gestão de resíduos em instituições de saúde, com palestra da professora Andrea Fagundes Ferreira Chaves, da Universidade do Estado do Pará (Uepa). “Gerenciar resíduos é pensar em saúde pública de forma ampla, protegendo profissionais, pacientes e o meio ambiente, com soluções inteligentes que reduzem riscos e fortalecem a sustentabilidade”, explicou.

Outro tema relevante foi discutido pelo advogado Marcelo Silva, especialista em compliance do ISSAA, na palestra “Compliance Trabalhista e Governança na Saúde”. “Quando alinhamos governança e responsabilidade jurídica, criamos instituições mais seguras, transparentes e humanas, capazes de inspirar confiança e fortalecer a cultura de cuidado”, frisou.

Unidade da rede estadual de policlínicas

Impactos e aprendizados - As repercussões do Simpósio evidenciaram o impacto positivo da programação. Alice Thaynara, assistente administrativa da Policlínica de Tucuruí, no sudeste paraense, destacou o aprendizado proporcionado. Segundo ela, “as palestras trouxeram reflexões práticas e inspiradoras, reforçando o compromisso com cuidado em saúde mais humano, responsável e sustentável”.

Para Kelly Christian da Costa Souza, enfermeira da Qualidade da Policlínica Metropolitana, a apresentação dos trabalhos científicos fortaleceu a cultura de segurança do paciente. “A iniciativa reforça a importância do trabalho em equipe, e mostra que cada projeto desenvolvido contribui para ampliar a segurança e a qualidade do cuidado oferecido”, ressaltou.

Já Marcela Lima, técnica em Enfermagem da Qualidade no Hospital Galileu, destacou a relevância do encontro. Para ela, “foi uma oportunidade valiosa de aprendizado e contribuição para a melhoria contínua dos processos, fortalecendo a segurança e a qualidade do cuidado prestado”.

Salvar vidas - A qualidade no atendimento tem reflexos, sobretudo, no cuidado. Crisila Reis, enfermeira que atua no Hospital Regional em Marabá, disse que “o Simpósio nos lembra que cada ação, por menor que pareça, pode salvar vidas”. Segundo ela, os aprendizados compartilhados reforçam o papel de cada profissional na construção de uma saúde pública mais segura, eficiente e humana.

Para Emilly Vitória, analista em Administração Pessoal da Policlínica Carajás, reforçou o impacto do encontro afirmando que “foi aprendizado que levamos para a vida, porque cada tema tratado mostrou que a saúde se faz com união, cuidado e responsabilidade”.