Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA E JUSTIÇA

Em Belém, Usina da Paz Bengui recebe ação de cidadania da Defensoria Pública do Estado

Evento neste sábado (25) marcou a chamada 'Posse Popular' do defensor público-geral, João Paulo Ledo, empossado solenemente na noite desta sexta-feira (24)

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)
25/06/2022 14h50

O defensor público-geral, João Paulo Ledo, atendendo na ação da Defensoria Púlica na UsiPaz Bengui, na chamada 'Posse Popular' A Usina da Paz Bengui, em Belém, recebeu, neste sábado (25), a “Posse Popular”, ação que busca celebrar a recondução do defensor público-geral do Estado do Pará. Foram ofertados, por meio do Balcão de Direitos, serviços de emissão de RG, 2ª via do CPF, Carteira de Trabalho Digital e, ainda, orientação jurídica. Cerca de duas mil pessoas foram beneficiadas.

“Hoje nós estamos aqui num evento importante para a Defensoria Publica chamada ''Posse Popular''. O defensor público-geral, quando é nomeado, ele toma posse tradicionalmente em dois eventos. O primeiro evento é a posse solene, que é aquela feita perante às autoridades, e a segunda posse, que é a posse popular, é feita perante o povo, atendendo numa comunidade e, dessa vez, a Defensoria Publica do Pará escolheu realizar essa grande ação de cidadania nesse espaço, que é a Usina da Paz do Benguí, porque a gente acredita que é ideal, prefeita para nossas grandes ações de cidadania”, explicou sobre a tradição, o defensor público-geral eleito, por aclamação e empossado, na noite desta sexta-feira (24), João Paulo Ledo.

Público compareceu em massa à Usina da Paz Bengui, em Belém, para serviços de emissão de RG, 2ª via do CPF, Carteira de Trabalho A parceria entre a UsiPaz e a Defensoria Publica do Estado (DPE) visa a descentralizar serviços essenciais à população, trazendo-os para o mais próximo das áreas em situação de vulnerabilidade social possível, como pontua a gerente-geral do complexo multifuncional localizado no bairro do Bengui, Juliana Chaves.

“Ela é fundamental, nossa população é carente desses serviços, todos os polos que oferecem esse tipo de benéfico como assistência jurídica por exemplo, estão localizados no centro da cidade, então a gente conseguir trazer isso do centro para essa área da Augusto Montenegro, do Benguí, é de vital importância porque, às vezes, as pessoas precisam de orientação jurídica mas não têm o dinheiro da condução para tentar recorrer, elas tendo disponível aqui perto o serviço se torna, de fato, acessível”, disse Juliana.A gerente geral da UsiPaz Bengui, Juliana Chaves

Entre as atividades de instrução judicial, ainda houve encaminhamento para os cartórios da Região Metropolitana de Belém e interior garantindo a gratuidade de certidões de nascimento e de óbito. O Programa Pai Legal disponibilizou serviços na área de pensão alimentícia, reconhecimento voluntário de paternidade, dissolução de união estável e divórcio. Também houve ação de educação financeira, e de conciliação com as empresas Unimed e Equatorial, por meio do Núcleo de Defesa do Consumidor. Na ocasião, a população também agendou atendimentos à Defensoria Pública do Estado.

Giovani de Oliveira, pedagogo, veio do bairro de Águas Lindas, em Ananindeua, para resolver uma pendência pessoal que se arrastava por entraves burocráticos. “Eu vim atrás de um divórcio consensual e, graças a Deus, deu tudo certo, o atendimento foi rápido, foi eficiente e nós estamos muito gratos, por isso, porque tem muita gente que vai buscar o serviço nos estabelecimentos próprios e é um processo mais demorado, é mais complexo. Aqui foi tudo muito rápido e eficiente, em outros locais a gente fica esperando, por causa de uma certa burocracia”.

A educadora Ana Paula Ferreira conseguiu uma nova RGDe Ananindeua ao Bengui, não teve quem reclamasse da ação oferecida esta manhã na UsiPaz. Moradora do Bengui, Ana Paula Ferreira, chegou no espaço com a missão de tirar uma nova carteira de identidade, atualizar a carteira de trabalho digital e conseguir uma orientação jurídica. A educadora imaginava levar um dia inteiro pra resolver, mas foi supreendida positivamente.

“Isso significa uma facilidade muito grande pra agente, porque de outra maneira é necessário agendar por telefone e o retorno não é muito ágil, e aqui em pouco tempo eu já consegui resolver tudo o que eu queria, além de não ter precisado me deslocar para lugares diferentes no centro da cidade pra ter acesso a esses benefícios, o que levaria um dia inteiro pra fazer, mas hoje aqui na Usina da Paz eu consegui em poucas horas”.