TerPaz Itinerante leva serviços de capacitação, saúde e cidadania à Ilha de Mosqueiro

Atividades serão realizadas até o próximo sábado (28). Cursos no distrito irão se encerrar com uma grande ação no dia, a partir das 8h

24/05/2022 15h53 - Atualizada em 24/05/2022 16h32

O TerPaz Itinerante chegou esta semana no distrito de Mosqueiro com a oferta de cursos profissionalizantes gratuitos do projeto "TerPaz Formação Profissional" nas áreas de gastronomia, estética e informática à população. O objetivo é facilitar o acesso à formação profissional tecnológica, oferecendo qualificação aos jovens e adultos, moradores de outras regiões de abrangência do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz), propondo a entrada, ou o retorno, ao mercado de trabalho, por meio de cursos itinerantes.

A ação se encerra no próximo sábado (28) e vai realizar uma grande mostra dos cursos na Vila de Mosqueiro e oferecer também, neste último dia, serviços de saúde e cidadania aos moradores da "bucólica", como é conhecida.

"Será a semana toda de curso, serão formadas duas turmas em cada carreta, uma no turno da manhã e outra no turno da tarde. No sábado, com a concretização da semana de ação das carretas, será realizada uma ação de cidadania com os atendimentos da carreta da saúde com consultas médicas, odontológicas, pediátricas, higiene bucal, vacinação contra Covid e gripe e emissão de documentos com o apoio da Polícia Civil”, informou o diretor do Projeto TerPaz Formação Profissional, Haelton Costa.

Nos veículos serão ministradas aulas de habilidades e técnicas de cozinha, design de sobrancelha e barbearia, além de cursos de informática básica e de Excel. A carreta do TerPaz Itinerante ficará das 8h às 12h e das 14h às 18h, na Vila de Mosqueiro.

O projeto é uma realização do Governo do Estado, de forma integrada entre as Secretarias de Articulação da Cidadania (Seac), de Saúde (Sespa), de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Polícia Civil, dentro do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), que leva os serviços do TerPaz para novas regiões, além daquelas de abrangência tradicional do programa.

Desde o início do ano, o TerPaz Itinerante já realizou diversas ações em cidades como Belém, Ananindeua, Marituba, no distrito de Icoaraci e na região sudeste do estado. Ainda neste mês de junho, as carretas do TerPaz Itinerante irão realizar atividades em Salvaterra, no Marajó, no período de 13 a 18 de junho. No dia 11 de junho, em uma ação no Estádio do Mangueirão, em Belém, e no período de 20 a 25 de junho, na Praça Matriz de Icoaraci.

Serviço: O “TerPaz Itinerante” em Mosqueiro ocorre até o próximo sábado (28) com a mostra dos cursos ofertados e serviços de cidadania. A partir das 8h, na Vila de Mosqueiro.

Por Raiana Coelho (SEAC)