Obra da ponte Rio Moju chega à fase final com chegada da pista

Após a pré-concretagem da laje, pista por onde passarão os carros será colocada. Obra deve ser entregue no dia 15 de dezembro   

09/11/2019 13h59 - Atualizada em 11/11/2019 09h39
Por Kátia Aguiar (SETRAN)

Com toda a estrutura do tabuleiro (pista por onde passarão os veículos) e cabos estais do novo vão central da ponte já no canteiro de obras, às margens do Rio Moju, a Secretaria de Estado de Transportes (Setran) entra na reta final para religação da Alça Viária. Até o próximo dia 15 de dezembro a obra estará concluída.

Partes da ponte, que foram fabricadas em São Paulo e Fortaleza, chegaram ao canteiro de obras no prazo estipulado em contrato e dentro das especificações técnicas exigidas e agora estão sendo montadas.

Equipe da Setran vistoriou de perto tudo que está sendo feito na obraNeste sábado (9), o titular da Setran Pádua Andrade, fez uma vistoria ao canteiro de obra, onde os operários trabalham na pré-concretagem da laje, que contém 360 unidades, das quais mais de 200 já foram concretada, em seguida serão montadas sobre a grelha de aço (parte metálica) e içadas pra posição final de formação do tabuleiro quando receberão a concretagem final. Todas as peças juntas formarão a pista de rolamento que receberá em seguida a pavimentação com asfalto. 

“Estamos entrando na reta final da obra, e vamos continuar trabalhando à todo vapor para cumprir o cronograma, mas com segurança, responsabilidade e principalmente com serviço de qualidade para entregar para a população uma ponte moderna, segura e com proteção de defensas, que impeçam que novos acidentes possam ocorrer”, pontuou Pádua durante a vistoria. 

Enquanto uma parte dos operários trabalha na concretagem às margens do Rio Moju, outra equipe atua na finalização do mastro central, que neste final de semana contabilizará quase 85 metros, dos 92 metros acima do bloco que servirão de apoio para 268 metros de ponte, ambos suportados por 40 cabos-estais, distantes 12 metros um do outro. O ritmo é acelerado, mas todas as operações ocorrem dentro das normas  de segurança e a obra completa cerca de 200 dias sem que nenhum acidente de trabalho tenha ocorrido, apesar de haver no mesmo local uma travessia por balsa, navegação de embarcações de todos os portes e ainda o ir e vir dos ribeirinhos que moram às margens dos rios da região.

Etapa de pré concretagem já está sendo conduzida.

A ponte sobre o Rio Moju faz parte do complexo de quatro pontes da Alça Viária (Guamá, Acará, Moju e Moju Cidades) na PA-483, que tem mais de 70 quilômetros de extensão – e é a principal artéria rodoviária do Norte do Brasil, integrando a Região Metropolitana de Belém ao sul e sudeste do Pará.

Durante a vistoria, Pádua Andrade também acompanhou o andamento da obra de reforma e manutenção das pontes Rio Acará e Rio Guamá, do complexo da Alça Viária.