Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INVESTIMENTO

Governo assina ordem de serviço para reconstrução do Terminal Hidroviário de Anajás

Obras no porto vão beneficiar cerca de 40 mil habitantes do município localizado no Marajó

Por Bruno Magno (SEOP)
15/09/2021 12h51

O Terminal Hidroviário de Passageiros e Cargas de Anajás, no arquipélago do Marajó, será reconstruído e readequado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). Na manhã desta quarta-feira (15), o governador do Estado, Helder Barbalho, assinou a ordem de serviço para início nas obras no porto, que vão beneficiar cerca de 40 mil habitantes do município. 

"Continuamos com esse movimento em torno de todos os terminais hidroviários do Marajó e de todas as cidade ribeirinhas do nosso estado, já que os rios são nossas ruas nessas regiões e o terminal hidroviário precisa estar adequado para essa acessibilidade, para a chegada e saída das pessoas, com isso, também facilitamos o escoamento de produção", disse o governador Helder Barbalho por meio das redes sociais, ressaltando que 18 terminais hidroviários já estão com obras em execução no estado, sendo que sete já foram entregues na região do Baixo Amazonas. "Estamos com todos os municípios do Pará sendo contemplados nessas obras. Em breve, também serão autorizadas as obras de Salvaterra e Chaves, completando a região do Marajó", frisou ele.

De forma prática, após a reconstrução, o terminal de Anajás contará com cadeiras confortáveis, banheiros, guichês para vendas de passagens, lanchonete, salas para órgãos do governo, guarda-volumes, TV e bebedouro. Já a obra naval contemplará a instalação de rampa metálica biarticulada coberta e flutuante coberto, para embarque e desembarque de passageiros. O projeto executivo da obra já está pronto na CPH. 

“Anajás tem seu principal acesso por meio hidroviário, então essa reconstrução será de grande importância para a região porque iremos fornecer mais segurança aos passageiros e facilitar o escoamento de produção, principalmente de açaí. Nosso objetivo é reconstruir os terminais do Marajó para que possamos dar mais conforto e segurança para toda população marajoara", destaca Abraão Benassuly, presidente da CPH.

Também participaram da assinatura o prefeito do município, Vivaldo da Conceição, secretário regional do Marajó, Jaime Barbosa, e o deputado Orlando Lobato.