Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BLITZ SUSTENTÁVEL

Hospital Oncológico Infantil lança projeto de sustentabilidade hospitalar 

Por Leila Cruz (HOIOL)
30/04/2024 15h19

Para reduzir os impactos ambientais causados pelas atividades indispensáveis à promoção da saúde, o Hospital Oncológico Infantil Octávio Lobo (Hoiol) lançou a “Blitz Sustentável”. Desenvolvido pelas Comissões de Sustentabilidade e de Gerenciamento de Resíduos da unidade, o projeto busca promover a educação permanente direcionada à sustentabilidade, por meio de evidências e práticas intervencionistas voltadas à redução de alterações que afetam  o meio ambiente.

A sustentabilidade é uma das principais preocupações do cenário global na atualidade, e, cada vez mais, as instituições do setor de saúde mostram-se comprometidas com a temática. Para tanto, buscam estratégias que otimizem a gestão de recursos e minimizem os impactos ao meio ambiente sem comprometer a assistência. Um compromisso assumido pela gestão do Hoiol, antes mesmo de integrar a organização não governamental Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) e que levou a unidade de saúde pública estadual a receber a menção honrosa do Prêmio “Amigo do Meio Ambiente 2023”, em São Paulo.

A presidente da Comissão de Sustentabilidade, Natacha Cardoso, explica que “as ações socioeducativas buscam promover uma cultura de responsabilidade socioambiental entre os colaboradores dos diferentes níveis de gestão”. Segundo ela, “a educação continuada direcionada aos profissionais da unidade trabalha os aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade, os quais são indispensáveis para a longevidade de qualquer instituição, pública ou privada e, no ambiente hospitalar, pode beneficiar pacientes e profissionais da saúde”.

Outros projetos desenvolvidos no Hoiol utilizam a reciclagem de resíduos não contaminados do grupo D para a criação de brinquedos e jogos educativos no ateliê localizado no segundo andar, assim como para a produção de bijuterias pelos alunos e responsáveis, na Classe Hospitalar Professor Roberto França. Também são promovidas campanhas em conformidade com o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do hospital.  

“O Projeto ‘Blitz Sustentável’ aplica o aspecto econômico da Política Institucional de Sustentabilidade do Hospital Octávio Lobo. Todo o quadro funcional, desde o operacional à alta gestão, é orientado sobre a importância da segregação e descarte correto de resíduos, e o uso consciente da água, energia elétrica e descartáveis durante as atividades laborais diárias. São atitudes que não somente reduzem custos operacionais, mas também contribuem para a preservação do meio ambiente”, disse Natacha Cardoso.

Em reuniões periódicas, as comissões discutem os efeitos ambientais e financeiros gerados para a instituição. E, pelo menos uma vez ao mês, realizam visitas in loco para avaliar as não conformidades encontradas nos setores e, posteriormente, apresentam as oportunidades de melhorias junto às equipes.

Natacha explica que não se trata de uma auditoria de cunho punitivo, mas de uma oportunidade de aprendizado diário ao despertar o sentimento de pertencimento e responsabilidade dos colaboradores. “Usamos um formulário eletrônico com algumas perguntas-chave, mostramos a fotografia composta durante a visita e damos a oportunidade da equipe observar aquele cenário e refletir sobre os problemas encontrados no serviço e quais atitudes devem ser tomadas para sanar tais situações”, explicou.

“As perguntas nos mostraram que devemos ter mais cuidado com o consumo de recursos, manter o local organizado e não só do nosso setor, mas em toda a unidade. Precisamos ser conscientes e evitar desperdícios que podem prejudicar o meio ambiente”, disse o supervisor de Tecnologia da Informação, Fernando Ribeiro.

Os resultados alcançados são analisados a partir do monitoramento dos indicadores e, mensalmente, é divulgado o ranking dos setores que mais aderiram às boas práticas. “A ideia é sempre enfatizar que preservar o ambiente para gerações futuras é um dever de todos”, concluiu Natacha.

Texto: Leila Cruz - Ascom/Hoiol