Pautas


Coletiva aborda Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias

Por Walrimar Santos (PC)
Abertura: 08/07/2019 09h30
Encerramento: 08/07/2019 11h00
Local: Delegacia-Geral da Polícia Civil - Sala de Reuniões da Delegacia-Geral no Bloco C (Altos)
Endereço: Avenida Governador Magalhães Barata, 209, entre travessa 14 de Março e Avenida Alcindo Cacela, bairro de Nazaré.
Contatos: Walrimar Santos - Ascom da Polícia Civil (99941-3490)

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria de Segurança Pública do Pará e a Polícia Civil concedem entrevista à imprensa, nesta segunda-feira (8), às 09h30, na Delegacia-Geral, em Belém.

O assunto será o encontro nacional do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias que se inicia, nesta segunda-feira (8), na Delegacia-Geral, em Belém.

Estarão presentes na coletiva o secretário Nacional de Segurança Pública, Guilherme Teóphilo; o diretor de Ensino e Estatística da Senasp, Jorge Pontes; o secretário de Segurança Pública do Pará, Uálame Machado, e o delegado-geral da Polícia Civil, Alberto Teixeira.

Além do evento, o secretário nacional vai abordar investimentos na segurança pública do Pará; o combate à criminalidade no país e as parcerias com os governos estaduais e municipais no Brasil. 

Guilherme Theóphilo estará em Belém, na segunda (8), para fazer a palestra de abertura do seminário do Programa de Fortalecimento das Polícias Judiciárias do Brasil. O evento vai até sexta-feira (12). Realizado pela primeira vez no Pará, o seminário terá como público-alvo os policiais civis do Estado.

No evento, serão debatidos temas que buscam fortalecer institucionalmente as polícias judiciárias brasileiras e desafiar os processos de amadurecimento institucional, a exemplo do que ocorreu nos últimos 20 anos com a Polícia Federal.

No encontro, casos como o Mensalão, a Operação Lava Jato e as investigações conduzidas sobre o caso do ex-governador do Rio, Sérgio Cabral, e do ex-presidente Michel Temer serão abordados e usados como "cases" (relatos de casos como objetos de estudos).

Durante uma semana, estarão presentes em Belém delegados federais responsáveis pelas maiores operações policiais realizadas pela instituição nos últimos 15 anos. Nomes como Paulo Lacerda, Getúlio Bezerra, Jorge Pontes, Luis Flavio Zampronha, Maurício Moscardi, Isalino Giacomet, Cleyber Malta e Antonio Beaubrun estarão entre os palestrantes.