Pautas


Município de Terra Santa ganha primeiro terminal hidroviário nesta sexta-feira, 28

Por Jackie Carrera (SECOM)
Abertura: 28/06/2019 10h00
Encerramento: 28/06/2019 11h00
Local: Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros de Terra Santa
Endereço: Às margens do Lago Algodoal, orla da cidade
Contatos: Serique (SECOM) l (91) 98532-0907

Mais de 18 mil moradores do município de Terra Santa, na região do Baixo Amazonas, serão beneficiados com a entrega do primeiro Terminal Hidroviário de Cargas e Passageiros da cidade, obra realizada pelo governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH). A cerimônia contará com a presença do governador do Estado, Helder Barbalho, do prefeito de Terra Santa, Doca Albuquerque, do presidente da CPH, Abraão Benassuly, e demais convidados.

Com financiamento da Caixa Econômica Federal, o novo terminal foi orçado em R$ 3.889,594 milhões e tem 744 metros quadrados de área total, entre obras civil e naval. O espaço compreende, ainda, um terminal de cargas, carrinhos para bagagem, guichês para vendas de passagens, banheiros masculino, feminino e para portadores de necessidades especiais, além de estar de acordo com os padrões de acessibilidade estabelecidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

"Terra Santa vai ganhar um terminal hidroviário moderno, com poltronas confortáveis, sala de embarque, rampa coberta de acesso ao flutuante, tudo iluminado e muito bonito. Ali o passageiro vai ter televisão e bebedouro para aguardar com tranquilidade a viagem", destaca o presidente da CPH, Abraão Benassuly.

Ponto Turístico - O município de Terra Santa fica localizado a cerca de 890 quilômetros de Belém e foi criado em 1993. Com intensa atividade portuária, o novo terminal vai ser a porta de entrada e saída da cidade, que tem como principais atividades econômicas a agropecuária, comércio e turismo. Após ser entregue para a administração municipal, o novo terminal já deve começar a operar na região. Já considerado ponto turístico da cidade, o espaço, que fica às margens do Lago Algodoal, vai permitir uma mobilidade mais eficiente para os cerca de 600 usuários que o local deve receber por dia.

Próximas obras – Desde o início do ano, a CPH vem trabalhando em ritmo acelerado em obras de mobilidade e infraestrutura hidroviária no Pará. Além de Terra Santa, atualmente, estão sendo construídos outros seis terminais hidroviários na região do Baixo Amazonas: Santarém, Santana do Tapará, Almeirim, Curuá, Faro e Prainha. As obras totalizam R$ 82.102.809,31, com recursos financiados pela Caixa.

Com informações de Bruno Magno - CPH