Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Governo do Pará realiza festa de carnaval para pessoas com TEA e feira do empreendedorismo inclusivo

Por Ingo Müller (SESPA)
06/02/2026 15h36
Abertura: 07/02/2026 16h00
Encerramento: 07/02/2026 19h00
Local: Galeria do Pavilhão da Economia Criativa (2º andar), no Parque da Cidade.
Endereço: Endereço: Avenida Senador Lemos S/N. Acesso pelo Portão 9.
Contatos: Ingo Müller - (91) 981115518

O Governo do Pará, por meio da Coordenação Estadual de Políticas para Autismo (Cepa), vinculada à  Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura (Secult), realiza neste sábado a terceira edição do CarnaTEA, uma festa de carnaval inclusiva, planejada para dar atenção especial para pessoas com transtorno do espectro autista. 

A folia começa às 16h no Pavilhão de Economia Criativa do Parque da Cidade. A programação inclui diversas atividades gratuitas como oficina de máscaras, desfile de fantasias, brincadeiras lúdicas e apresentações artísticas com ruído controlado e shows de artistas autistas como o DJ Martin Blue, o dançarino Miguel, a cantora Layza Moraes e os dançarinos Ricardo e Yan Moraes, que participaram do concurso de artistas TEAlentos promovido pelo Governo do Estado. Também haverá um cortejo do boneco Utelino de Icoaraci e um arrastão da bateria do Curro Velho.

A festa do CarnaTEA tem diversas adaptações para que pessoas com transtorno do espectro autista possam aproveitar o carnaval, como controle e redução da intensidade sonora; uma sala de acomodação sensorial e a presença de uma equipe multidisciplinar para orientação e intervenção em situações de crises de desorganização e acessibilidade.

Durante o CarnaTEA haverá a distribuição de mais de 440 carteiras CIPTEA, que servem de identificação para autistas. Este documento, emitido pelo Governo do Estado, permite que crianças e adultos tenham acesso aos seus direitos como os atendimentos prioritários assegurados por lei.

Durante o CarnaTEA também ocorrerá mais uma edição da Feira do Empreendedorismo Inclusivo, um espaço criado pelo Governo do Pará que proporciona oportunidades de trabalho e renda para empreendedores que sejam autistas e pais, mães ou familiares de crianças autistas.

Cerca de 15 empreendedores devem participar desta edição da feira, trazendo produtos como alimentos, bolsas, roupas, chapéus e itens de artesanato pedagógicos e decorativos, feitos com materiais e motivos da Amazônia.

Porta-voz: Brenda Maradei, coordenadora da Cepa.