Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Hospital do Marajó utiliza Inteligência Artificial para treinar equipes em protocolos de emergência

Com uso de vídeos gerados por IA e foco em resposta rápida, HRPM qualifica assistência em Breves e alcança 99% de aprovação dos usuários

Por Governo do Pará (SECOM)
07/02/2026 17h26

A gestão do Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, segue investindo na melhoria contínua da assistência prestada à população. Como parte desse compromisso, a unidade promoveu, nesta quinta (5) e sexta-feira (6), uma capacitação sobre o Protocolo de Reanimação Cardiopulmonar (RCP). O treinamento foi direcionado aos profissionais da Clínica Integrada, reforçando o compromisso da unidade com a excelência na assistência hospitalar.

A atividade foi conduzida de forma multiprofissional pelo médico Marcos Paulo Moreira, pela enfermeira Ana Paula Vieira e pelo supervisor de enfermagem, Silas Campos. Ao longo dos dois dias de capacitação, a equipe revisou e aprofundou conteúdos teóricos e práticos fundamentais para o manejo seguro, eficaz e qualificado de pacientes em estado crítico.

O foco central do treinamento foi a atualização das manobras de suporte de vida, enfatizando a importância de uma atuação rápida, organizada e fundamentada nas evidências científicas mais recentes. O protocolo de RCP é vital para aumentar as chances de sobrevida e reduzir sequelas em casos de paradas cardiorrespiratórias (PCR).

"Em situações críticas, cada segundo conta. A organização da equipe e o domínio técnico do protocolo garantem que o paciente receba o suporte necessário de forma imediata e coordenada", destacou Silas Campos.

As capacitações promovidas pela gestão do hospital têm contribuído diretamente para a qualidade da assistência e para a elevada satisfação dos usuários. Reconhecendo o atendimento seguro e humanizado recebido na unidade, Rayara Santos Santiago, de 31 anos, fez questão de registrar sua satisfação.

“Gostaria de expressar minha gratidão primeiramente a Deus e, em seguida, a toda a equipe que faz parte do HRPM. Quando precisei passar por uma cirurgia de apendicite, fui muito bem atendida e acolhida por todos”, destacou.

Além do acolhimento, Rayara ressaltou a sensação de segurança, a organização dos serviços e a estrutura oferecida pelo hospital, fatores que contribuíram diretamente para sua experiência positiva durante o período de internação.

“Quando pensamos em hospital público, logo imaginamos um lugar caótico, mas a organização e a estrutura desse hospital me impressionaram. A gestão está de parabéns”, afirmou.

Além do treinamento sobre RCP, o HRPM também promoveu importantes capacitações já em 2026. Um destaque é sobre o Protocolo do Time de Resposta Rápida (TRR) com a equipe da Clínica Integrada.

Conduzido por Silas Campos, o treinamento inovou com a utilização de um vídeo informativo desenvolvido com o auxílio de Inteligência Artificial (IA). “A iniciativa é fruto do curso de Introdução ao uso de IA para gestores, promovido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) e o Núcleo de Educação Permanente (NEP) do hospital, visando dar mais clareza e dinamismo ao ensino dos protocolos internos”, explicou Silas Campos.

O objetivo principal do TRR é reduzir o tempo de resposta diante de emergências, garantindo a identificação precoce de sinais de deterioração clínica e a intervenção imediata por uma equipe multiprofissional. A adoção desse fluxo fortalece a segurança do paciente, contribui para a redução da morbidade e mortalidade e qualifica os processos assistenciais na unidade.

O treinamento ressaltou o protagonismo da equipe de Técnicos de Enfermagem na rotina de aferição de sinais vitais e na aplicação da escala de MEWS (Modified Early Warning Score). Esta ferramenta clínica permite identificar precocemente o declínio do estado de saúde do paciente com base em parâmetros fisiológicos.

Implementado na Clínica Integrada do HRPM em julho de 2025, o protocolo sistematiza o atendimento em casos de urgência e emergência, visando diminuir a mortalidade intra-hospitalar e prevenir Paradas Cardiorrespiratórias (PCR). A ação reafirma o compromisso do hospital com uma assistência segura, humanizada e eficiente para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no arquipélago do Marajó.

Dados - Com ampla oferta de especialidades médicas e serviços assistenciais, o HRPM fechou 2025 com mais de 359.760 atendimentos prestados à população marajoara e atingiu 99,47% de aprovação de seus usuários, reforçando seu papel essencial na rede pública de saúde.

O HRPM é parte da rede estadual de saúde, sob gestão da Sespa, em parceria com o Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH). A unidade oferece atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para a população do Marajó ao descentralizar serviços especializados. O Hospital Regional Público do Marajó funciona na avenida Rio Branco, nº 1.266, no bairro Centro, em Breves.

Texto: Pedro Amorim