Sedap promove o fortalecimento da fruticultura de Goianésia do Pará
O município ganhará uma agroindústria equipada com despolpadeira com capacidade para processar até 8 toneladas de frutas por dia, graças ao convênio entre a Sedap e a Prefeitura Municipal
Importante produtor de frutas no Pará, o município de Goianésia do Pará, localizado na Região de Integração do Lago de Tucuruí, terá sua produção potencializada com a inauguração de uma casa de despolpadeira de frutas, que funcionará na agroindústria localizada na Vila Janari. A iniciativa é resultado de um convênio entre a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e a Prefeitura Municipal de Goianésia. A previsão é que o equipamento entre em operação até o mês de abril deste ano.
Nesta quinta-feira (29), o prefeito de Goianésia do Pará, Francisco Eduardo Silva, conhecido como Eduardo Russinho, foi recebido pelo secretário de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, Giovanni Queiroz, para alinhar o andamento das demandas voltadas ao desenvolvimento da agricultura familiar do município.
Além de reunir com o gestor da pasta, o prefeito foi atendido pelos técnicos da Gerência de Fruticultura e do Programa de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva da Cacauicultura no Pará (Procacau), onde recebeu todas as orientações de como proceder para a obtenção de amêndoas de cacau produzidas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Na agenda, também foi tratada a continuidade da adesão de Goianésia ao Programa Territórios Sustentáveis (PTS) desenvolvido no âmbito da Sedap.
A agroindústria onde está sendo instalada a despolpadeira e outros equipamentos de ponta, como uma câmara fria, é operacionalizada pela Cooperativa Mista dos Produtores Rurais do Distrito de Janari e Região (Copergopa). Segundo informou o gestor municipal, a entidade, em conjunto com a Prefeitura, desenvolverá projetos que visem verticalizar a produção e promover o fortalecimento da agricultura familiar.
“Estamos com o andamento das obras avançadas para o funcionamento da casa de despolpadeira de frutas e devemos inaugurar até o mês de abril. Nós viemos aqui na Sedap hoje justamente para acertar os últimos detalhes para que possamos concretizar esse tão sonhado empreendimento; vamos gerar emprego e renda”, afirmou o gestor.
O equipamento, segundo informou Russinho, terá uma capacidade de processar oito toneladas de frutas por dia, o que vai fomentar a economia não apenas de Goianésia como dos municípios próximos que fornecerão matéria prima, favorecendo principalmente o agricultor familiar da região.
Segurança alimentar - Além de promover a produção do município, a instalação de uma agroindústria com equipamentos como a despolpadeira resulta na segurança alimentar ao município, conforme informou o engenheiro agrônomo da Sedap, Alexandre Galvão. “A produção de polpa de frutas que será gerada no município é importante para que a gente possa fazer a segurança alimentar adequada e para que a prefeitura promova junto aos munícipes a quantidade necessária de polpas dentro das normas, com segurança”.
Além da casa de despolpadeira, a Prefeitura está retomando o funcionamento da casa de farinha do município, como informou o engenheiro agrônomo da Sedap, Júlio Moreira, que integra a equipe da Gerência de Fruticultura que acompanhou a reunião com o prefeito de Goianésia. “Também já há um plano para que a casa de farinha seja restabelecida. Tudo isso faz com que a economia gire, pois ao invés de comprar de fora, a população do município poderá adquirir a produção dos empreendedores locais. Isso aquece a economia dentro do município e se tiver uma quantidade maior ainda se estenderá aos municípios próximos; o trabalho da Sedap visa justamente isso: aquecer a economia dentro do próprio município”, enfatizou o técnico da secretaria agropecuária.
Pelo menos 200 famílias do distrito de Janari serão beneficiadas com o funcionamento da agroindústria, segundo estima a Prefeitura de Goianésia do Pará.
