Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TECNOLOGIA

Infovia em fibra óptica vai beneficiar a região do Rio Caeté

Por Redação - Agência PA (SECOM)
15/10/2017 00h00

Terceira maior produtora de dendê, (8,43%) do estado, a região do Rio Caeté é também um dos polos pesqueiros do Pará, com destaque para os municípios de Bragança, São João de Pirabas e Viseu. Bragança é o principal município exportador, com exportação concentrada em peixes secos (47%), congelados (32%) e crustáceos (19%).

Os municípios da região são atendidos pela Rede de Comunicação de Dados Corporativa do Estado e o projeto de expansão desta rede prevê a implantação de 118 km de fibra óptica na interligação de cidades da região do Caeté, uma das metas do Plano Plurianual (PPA) 2016-2019.

Ainda este ano, a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa) deve inaugurar na região 80 quilômetros de infovia em fibra óptica, ligando Santa Maria do Pará a Peixe-Boi. Com a inauguração do trecho, serão aproximadamente mil quilômetros de cabos distribuídos em várias infovias, canais de comunicação que hoje ligam quase 80 municípios e fazem a infraestrutura por onde circulam, de um ponto a outro do Estado, os dados da rede estadual de comunicação. Com isso é garantido acesso aos sistemas corporativos eletrônicos do governo, à internet, aos mais diversos conteúdos e, é claro, à informação e ao conhecimento.

O projeto de expansão das redes de fibra óptica compõe o plano do Governo do Pará de conectar mais municípios do Estado a uma internet confiável e de baixo custo. Com a conectividade nos órgãos é possível agilizar o atendimento, ter mais controle dos recursos usados, além de aumentar a segurança na gestão dos dados e dos serviços oferecidos à sociedade.

Na região do Rio Caeté serão construídas redes metropolitanas de fibra óptica (anel óptico) nos municípios de Bragança, Peixe-Boi e Salinópolis. “Já foram abertas as ordens de serviço para a implantação dos anéis ópticos nas cidades de Bragança, Peixe-Boi e Salinópolis. E com a infovia ligando Santa Maria até Peixe-Boi, além desses dois municípios, serão beneficiados também as cidades de Capanema e Nova Timboteua”, declara Leila Daher, diretora de Projetos Especiais.

Esta nova infovia estará em funcionamento até o final de 2017. A expansão da rede nesta região também conta com a parceria do Banpará, que continua a investir no projeto de interiorização do acesso digital, num estado de dimensões continentais como o Pará.

Confira a localização dos pontos de acesso livre à internet do Navegapará nos municípios do Rio Caeté

Augusto Corrêa - Biblioteca (Av. João Batista Moreno)
Bragança - Praça da Bandeira (Av. Marechal Floriano) e Orla (Av. Visconde do Rio Branco)
Capanema - Praça Magalhães Barata
Nova Timboteua - Praça Matriz (Av. Barão do Rio Branco)
Peixe-Boi - Praça Alacid Nunes (Av. João Gomes Pedrosa)
Primavera - Praça Matriz (Av. General Moura Carvalho)
Quatipuru - Hotzone da Praça
Salinópolis - Praia do Maçarico e Praia do Atalaia
Santarém Novo - Praça Nossa Senhora da Conceição
São João de Pirabas - Praça da Bandeira
Tracuateua - Praça da Igreja