Parque Olímpico Mangueirão já é referência em esporte e lazer para a população
Desde a entrega pelo Estado, um dia após o aniversário de Belém, o complexo esportivo vem sendo frequentado por crianças, jovens e adultos
Novo complexo esportivo entregue pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), na última terça-feira (13), o Parque Olímpico Mangueirão já se consolida como alternativa de lazer para moradores dos bairros do entorno. Milhares de pessoas vêm frequentando o local para a prática de atividades esportivas nas quadras, exercícios na academia ao ar livre, caminhadas na pista e momentos de lazer e convivência familiar.
Localizado entre o Estádio Olímpico do Pará Jornalista Edgar Proença (Novo Mangueirão) e a Arena Guilherme Paraense (Mangueirinho), o Parque Olímpico tem acesso pela Rodovia Transmangueirão, em Belém. O investimento do governo do Estado entregou à população da capital um dos maiores complexos esportivos da Região Norte.
Morador do bairro do Bengui, Barmen Cássio Crespin externou a alegria de contar com um espaço de lazer próximo de casa. “Pra mim está sendo muito bom. É a primeira vez que eu venho aqui, e está sendo uma ótima experiência. Não esperava ter um lugar tão lindo assim”, disse ele, ao visitar o Parque com familiares.
Impacto social - O equipamento foi projetado para atender crianças, jovens e adultos, incentivando a prática esportiva como instrumento de promoção da saúde, do lazer e, sobretudo, de transformação social.
A cuidadora de idosos Crislayne Thaisi, ao utilizar a academia ao ar livre, ressaltou a importância da preservação do espaço pelos próprios usuários. “É sempre bom ter um lugar assim. Estou aqui fazendo exercício ao ar livre. Agora, é importante que o povo cuide, porque foi feito para beneficiar a população, principalmente na saúde e no bem-estar”, ressaltou.
Agendamento - O espaço é aberto ao público de segunda-feira a domingo. Às segundas, devido aos serviços de manutenção, o horário de funcionamento é das 18h às 22h. De terça a domingo, o Parque funciona das 8h às 22h.
A partir da próxima segunda-feira (19), o uso das quadras ocorrerá mediante agendamento, por meio do contato institucional da Seel, pelo telefone (91) 98538-5560. O objetivo é garantir maior organização e acesso democrático ao espaço, com duração de 1h30 para atividades coletivas, tanto nas quadras de areia quanto nas quadras poliesportivas.
O secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, destacou o impacto social do novo equipamento público para a população. “O Parque Olímpico Mangueirão foi pensado para ser um espaço democrático, acessível e seguro, onde crianças, jovens, adultos e idosos possam praticar esportes, cuidar da saúde e conviver. É um investimento que vai além da infraestrutura. É uma ferramenta de inclusão social e qualidade de vida para a população paraense”, ressaltou o titular da Seel.
Estrutura moderna e inclusiva - O Parque Olímpico Mangueirão conta com uma ampla e diversificada estrutura, composta por duas quadras poliesportivas, dois campos de areia, duas arquibancadas, dois quiosques, três banheiros (masculino, feminino e adaptado para pessoas com deficiência – PcD), três vestiários (masculino, feminino e PcD), academia ao ar livre, skate park, pista de caminhada, bebedouro, três chuveiros externos, pintura de brincadeiras pedagógicas no piso e palco multiuso, além de sistema de drenagem, pavimentação asfáltica de acesso, iluminação pública e cercamento com monitoramento, garantindo segurança, acessibilidade e comodidade aos usuários.
Integração - A obra foi executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) em uma área de aproximadamente 121 mil metros quadrados, ampliando as opções de lazer e convivência integradas ao complexo do Novo Mangueirão. Os serviços incluem ainda os estacionamentos G, H e I, fortalecendo a infraestrutura da mais nova praça esportiva do Pará.
O novo espaço integra o Complexo do Mangueirão, e representa mais um avanço do Governo do Pará na promoção do esporte, lazer e da inclusão social.
