Em parceria com o Hemopa, unidades estaduais de saúde incentivam doação de sangue e beneficiam cerca de 5 mil pacientes
Os hospitais incentivam a doação de sangue entre seus colaboradores, acompanhantes de usuários e comunidades locais, com o intuito de contribuir para manutenção do estoque de sangue da hemorrede do Pará
No mês dedicado ao Dia Nacional do Doador de Sangue, homenageado anualmente em 25 de novembro, o Ministério da Saúde (MS), comemora a data com o tema: "Doe sangue, doe esperança: juntos salvamos vidas". Esta mensagem reflete a gestão de responsabilidade social e solidariedade em unidades estaduais de saúde, que incentivam a doação de sangue entre seus colaboradores, acompanhantes de usuários e comunidades locais, com o intuito de contribuir para manutenção do estoque de sangue da hemorrede do Pará.
Órgãos do governo do Estado, administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), juntos, suas campanhas de doação de sangue, entre 2024 e 2025, contemplaram 4.942 pacientes na rede hospitalar do Pará. Fazem parte deste grupo o Hospital Jean Bitar (HJB), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), o Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), todos em Belém; o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua; o Hospital Geral de Tailândia (HGT); Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC), em Capanema; e o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), em Breves, no Marajó.
Em todas as unidades, as campanhas e/ou ações de conscientização sobre a temática são conduzidas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) com apoio de outros setores.
Em 2025, a campanha comemorativa à data encerrou-se nesta sexta-feira (28) e focou na importância do ato de doar como um gesto de esperança e solidariedade, que tem o poder de salvar vidas, incentivando tanto doadores frequentes como também novos voluntários a esse gesto de amor ao próximo.
No Pará, as campanhas são realizadas em parceria com a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa), que coordena a política estadual de sangue, além de promover ações de captação de doadores em parceria com uma variedade de órgãos e entidades.
CIIR/Cetea - “Meu sentimento é de retribuição e gratidão às pessoas que puderam doar sangue para minha filha, que um dia precisou muito. Então, resolvi retribuir também doando. Pretendo continuar doando sempre que for preciso para ajudar a salvar vidas!”, contou Shirley Canafístula, 38 anos, mãe de uma usuária com deficiência física assistida pelo CIIR, que doou sangue na campanha de julho deste ano, no CIIR.
A ação também foi realizada no Cetea, que resultou em um total de 87 doações de sangue, que beneficiaram cerca de 350 pacientes da rede estadual. A ação reuniu 115 voluntários. A próxima campanha está prevista para 16 de dezembro, no CIIR e no Cetea, nos mesmos formatos.
Em 2024, a duas campanhas promovidas somaram 160 bolsas de sangue que contemplaram 640 pacientes.
HJB - A gestão do Hospital, encerrou sua programação anual de campanha de doação sangue de 2024, que beneficiou 1.016 pacientes internados na rede hospitalar, resultantes de 254 coletas de bolsas de sangue, tendo em vista que cada doação ajuda até quatro pacientes adultos. No ano de 2024 foram realizadas quatro campanhas.
Já em 2025 foram realizadas três campanhas, o que resultou em 421 coletas de bolsas de sangue, beneficiando 1.684 pacientes internados na rede hospitalar.
HRPC - O Hospital mantém uma trajetória de ações exitosas em apoio à doação de sangue na região nordeste do Pará. Em 2024, a mobilização realizada no Natea Caetés reuniu 85 voluntários e resultou em 77 bolsas coletadas, capazes de beneficiar 308 pacientes atendidos na rede estadual. Em 2025, a parceria foi renovada durante a programação alusiva ao Dia Mundial do Doador de Sangue, nos dias 12 e 13 de junho, quando cerca de 50 voluntários participaram da mobilização.
Aprovação
Entre os pacientes beneficiados com as doações de sangue está Manoel Erli da Silva Luz, 37 anos, morador de Cachoeira do Piriá, a cerca de 75km de Capanema, paciente renal que recebeu transfusão durante seu tratamento no HRPC. “A gente nem imagina o quanto uma doação pode salvar uma vida, até que precise. Sou muito grato a quem tirou um tempinho para doar sangue que salva vidas. Grato pelos voluntários da campanha e a atenção de todos aqui na unidade”, disse.
HMUE - A cultura de responsabilidade social, em favor da doação de sangue na unidade hospitalar, também fortalece rede hospitalar com campanhas que beneficiam pacientes que contribuem para os estoques de sangue no Pará.
Em 2024, foi promovida ação de coleta de sangue que resultou em 41 doações de sangue que contemplaram 164 beneficiados. Em 2025, foram organizadas duas campanhas: em janeiro com 69 coletas que salvaram 276 vidas. Neste mês, a ação solidária efetivou 26 doações que somam mais 104 pacientes beneficiados.
"Eu comecei a doar sangue após vivenciar a necessidade de uma pessoa querida e próxima a mim. Naquela situação pude ver como uma única doação pode fazer a diferença para diversas pessoas. É um gesto pequeno que pode ter um impacto enorme na vida de quem precisa e, além disso, é uma oportunidade de dar esperança e conforto a quem enfrenta um momento difícil", comentou a doadora regular de sangue, a técnica de enfermagem Alessandra Lima.
HGT- Em 2024, o Hospital Geral de Tailândia (HGT), realizou campanha, por meio do Hemonúcleo de Abaetetuba (Henab). A ação resultou em 101 bolsas de sangue coletadas, beneficiando mais de 400 pacientes internados na rede hospitalar do Estado. A mobilização também efetivou 12 novos cadastros para doação de medula óssea.
HRPM - No Regional do Marajó são realizadas ações de educação em saúde de incentivo à doação de sangue entre colaboradores, usuários, seus acompanhantes, além da comunidade local com a realização de palestras e distribuição de material educativo, que sugere a realização desse ato solidário no serviço de coleta mais próximo.
Gestão - Para o diretor Operacional do INDSH Norte/Nordeste, José Neto, a parceria das unidades administradas pelo Instituto no Pará com a Fundação Hemopa já está consolidada na cultura organizacional, em favor da vida e do bem-estar de pacientes que precisam de transfusão de sangue para sobreviver.
“Nossa missão de salvar vidas vai além da assistência. Ela se associa ao incentivo à doação de sangue que demonstra civilidade, amor ao próximo e reciprocidade. É vital manter essa prática ativa, pois qualquer um pode precisar. As unidades do INDSH no Pará, que realizam campanhas periódicas, já salvaram milhares de vidas. A constância e regularidade desse ato de solidariedade são cruciais. Devemos nos unir pela vida e doar um pouco de nós para salvar o maior número possível de pessoas”, ressaltou gestor ao parabenizar e agradecer todos os voluntários da doação de sangue no Pará e no Brasil.
Texto: Vera Rojas com informações das Ascom das unidades
