Hospital Regional do Tapajós promove ação do Novembro Azul com exames e consultas
Iniciativa voltada para a saúde masculina, em Itaituba, oferta exames preventivos, palestra sobre prevenção com urologista e marcação de consultas
Em Itaituba, no sudoeste do Pará, com uma mobilização voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata, o Hospital Regional do Tapajós (HRT) iniciou, nesta ultima quarta-feira (26), a ação do Novembro Azul, oferecendo exames gratuitos, orientações e acesso ao urologista. A iniciativa busca alcançar homens que, muitas vezes, não conseguem manter uma rotina de acompanhamento médico.
Entre os participantes está Arlison de Jesus Cardoso, 43 anos, que decidiu realizar o exame pela primeira vez. “É preciso prevenir, tive um exemplo do meu sogro que teve problemas por conta da próstata. Eu já estou na hora de começar a me cuidar. Essa vai ser a primeira vez que faço esse tipo de exame e achei importante a iniciativa do hospital, especialmente, para quem não tem condição de fazer particular”, disse.
A mobilização reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, levando exames gratuitos e orientações sobre saúde masculina para usuários, acompanhantes e colaboradores da unidade. À frente da iniciativa está Jessika Wends Rodriguês Maciel, enfermeira responsável pelo Serviço de Apoio Diagnóstico e Terapêutico (SADT).
Jessika informou que a equipe se organizou para ampliar o alcance e facilitar o acesso aos exames. “Temos uma equipe circulando pela unidade e recrutando os homens que já estão no hospital para realizar os exames. Aproveitamos o fluxo natural do HRT para atender o maior número possível de pessoas. Nosso foco é diminuir barreiras, informar, acolher e incentivar o autocuidado. Muitas vezes, o homem deixa de se prevenir por vergonha, falta de orientação ou dificuldade de acesso então estamos trazendo tudo isso para perto deles”, ressaltou a enfermeira.
Durante a programação, o médico Felipe Almeida ministrou uma palestra sobre a importância do rastreamento e dos exames preventivos. “O câncer de próstata costuma ser silencioso e só conseguimos diagnosticar cedo quando o homem se permite cuidar de si. A prevenção salva vidas, e ações como esta aproximam o público da informação correta e do atendimento especializado”, destacou o médico.
A campanha integra a mobilização internacional do Novembro Azul, que reforça a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata o segundo tipo de câncer mais incidente entre os homens no Brasil. A recomendação é que homens a partir de 40 anos, especialmente aqueles com histórico familiar, iniciem acompanhamento regular com urologista.
Para fortalecer ainda mais o cuidado, o gerente assistencial do hospital, Carlos Henrique, explicou que a ação oferece exames e consultas de forma ampliada. “Estamos ofertando exames de PSA livre e total, ureia e creatinina, além da marcação de consultas com o urologista. A campanha começou nesta quarta-feira (26) e segue até o dia 28. Nosso compromisso é garantir que os homens tenham acesso fácil à prevenção e ao acompanhamento especializado, porque esse cuidado faz diferença na vida de cada paciente”, ressaltou o gerente.
O Hospital Regional do Tapajós é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade integra a rede hospitalar do Governo do Pará, com foco na ampliação do acesso à saúde especializada em regiões estratégicas do Estado, contribuindo para reduzir desigualdades e oferecer atendimento de qualidade mais próximo da população.
Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT
