Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA
English Version

Estado entrega Terminal Hidroviário da Tamandaré, fortalecendo a mobilidade em Belém

A partir desta terça-feira (4), a população que chega e sai de Belém por via fluvial passa a contar com a comodidade, segurança e acessibilidade oferecidas pela nova estrutura portuária

Por Lucas Rocha (CPH)
03/11/2025 22h25
Obra executada pelo governo do Estado e o BNDES

Marco na modernização da infraestrutura portuária da Região Metropolitana de Belém, o Terminal Hidroviário da Tamandaré foi entregue pelo Governo do Pará na tarde desta segunda-feira (3). A estrutura do espaço facilita o embarque e desembarque de passageiros para a região das ilhas de Belém e o município de Barcarena, garantindo mais conforto, segurança e acessibilidade aos usuários. O Terminal começa a funcionar nesta terça-feira (4).

Durante a entrega, o governador Helder Barbalho destacou o compromisso do Estado com o fortalecimento da mobilidade hidroviária. “O Terminal Hidroviário da Tamandaré contará com lojas e quiosques, e as linhas que utilizavam o Ver-o-Peso, local sem a devida adequação, passarão a operar aqui, num ambiente moderno e seguro. Os passageiros de Barcarena, do Baixo Tocantins, das ilhas de Belém e da Região Metropolitana terão mais conforto no deslocamento pelos rios”, assegurou o governador.

Governador Helder Barbalho entrega mais uma obra que aprimora a mobilidade na Região Metropolitana de Belém

A obra foi executada pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), e será administrada pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH).

Compromisso - Com mais de 1,3 mil metros quadrados de área construída, o Terminal possui flutuante coberto, lanchonete, restaurante, banheiros, sala de espera, áreas administrativas, lojas e guichês. Planejado para oferecer comodidade e fluidez no embarque e desembarque, o novo porto reforça o compromisso do Estado em transformar a mobilidade hidroviária na capital.

Hana Ghassan: obra importante para Belém

A vice-governadora e coordenadora estadual do Comitê da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), Hana Ghassan, ressaltou o impacto positivo da nova infraestrutura para a população. “Essa é uma obra importante para a infraestrutura da cidade. Estamos devolvendo uma nova cara para Belém. É tão bom vermos a comunidade frequentar o Parque (Parque Linear da Tamandaré, também entregue pelo Governo). Nós precisamos de espaços de lazer para trazer nossos filhos, pais, para podermos passear. É a união que constrói”, destacou Hana Ghassan.

O representante do BNDES, Pedro Iootty, enfatizou a relevância da parceria com o governo estadual. “Estamos deixando um legado enorme para a população. Este é o maior projeto de intervenção urbana da história do BNDES, fruto de um trabalho conjunto para melhorar a vida das pessoas”, afirmou.

Novo ponto de embarque - A partir desta terça-feira (4), as embarcações que fazem a linha Barcarena–Belém passam a operar no Terminal da Tamandaré, substituindo o antigo ponto de desembarque no Ver-o-Peso.

Para a empreendedora Luana Sardinha, moradora do bairro do Bengui, o novo espaço representa um avanço para a capital paraense. “É um local incrível. Antes, não havia essa acessibilidade e conforto. É muito bom termos algo inovador na nossa cidade. Um espaço que tem também recreação para as crianças se divertirem”, frisou Luana.

Legado da COP30 - O porto dispõe de três flutuantes, com profundidade entre 4 e 6 metros, permitindo a atracação simultânea de cinco embarcações de pequeno porte, três de médio porte e uma de grande porte.

A modernização da rede hidroviária de Belém é parte do legados estrutural da COP30. Entre os investimentos está o novo Terminal Hidroviário Turístico de Icoaraci (THTI), que reforça o compromisso do Estado em garantir segurança, conforto e integração para quem chega e sai da capital pelas vias fluviais.