Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TERRAS E ASSUNTOS RURAIS
English Version

Chocolate artesanal produzido com apoio da Emater encanta público durante a Semana do Clima da Amazônia

Cacau nativo cultivado em Barcarena é destaque na feira temática do evento internacional que antecipa a COP 30 em Belém

Por Governo do Pará (SECOM)
15/07/2025 20h29

O chocolate 70% degustado pela publicitária Yasmin Paixão, 37 anos, durante a programação da Semana do Clima da Amazônia, tem origem no coração da floresta paraense. Produzido no Sítio Arauaia, em Barcarena, o cacau que dá origem à iguaria é cultivado de forma sustentável em sistema agroflorestal por uma família agricultora atendida pela Emater-Pará há quase uma década.

“É um sabor diferente, que remete à natureza, à essência. Um privilégio experimentar algo tão carregado de tradição”, destacou Yasmin, ao visitar o estande da marca Arauaia Cacau de Origem, na feira montada na Estação das Docas, principal sede do evento.

A responsável pela produção é a agricultora Elene Elda Mota, 30 anos, que participa da Semana do Clima por meio do projeto Turismo de Base Comunitária Barcarena, iniciativa do Fundo de Sustentabilidade Hydro em parceria com o Instituto Peabiru. Em sua banca, além do chocolate, a produtora apresenta também o creme de cacau amazônico – chamado carinhosamente de “nutella da floresta” – e as amêndoas de cacau caramelizadas, que vêm encantando visitantes brasileiros e estrangeiros.

Sustentabilidade na prática - Instalada às margens do rio Arauaia, na Ilha Arapari, Elene cultiva dois hectares e meio de cacau e açaí nativos, consorciados ao cupuaçu, em um sistema agroecológico que também oferece trilhas ecológicas aquáticas e terrestres para o turismo sustentável. A propriedade é acompanhada tecnicamente pela Emater, que também viabilizou o acesso da família ao crédito rural de R$ 8 mil, por meio da linha Acredita, do Banco da Amazônia (Basa).

“A Emater é um apoio inestimável. Está sempre conosco, abrindo caminhos, ampliando oportunidades, promovendo inclusão e ajudando na divulgação e comercialização dos nossos produtos”, ressaltou Elene.

Compromisso com o futuro - Durante a abertura oficial da Semana do Clima, no Teatro Maria Sylvia Nunes, o governador Helder Barbalho reforçou o protagonismo do Pará na pauta ambiental e a importância de criar uma cultura de consciência climática.

“Estamos protagonizando uma transformação na sociedade. A agenda ambiental hoje está presente nas escolas, nas casas, nas conversas cotidianas. Quando se cria cultura, gera-se consciência”, afirmou o governador.

A Semana do Clima da Amazônia é uma das principais etapas preparatórias para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em Belém, em novembro de 2025. O evento é fruto da articulação entre sociedade civil, setor privado e entes governamentais, com patrocínio master da Hydro e apoio de instituições como o Governo do Pará, a Prefeitura de Belém e o Governo Federal.

Texto: Aline Miranda (Emater)