Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OPORTUNIDADE

Mulheres superam desafios durante curso de alimentos na ParáPaz em Ananindeua

Curso é totalmente gratuito e consiste no aproveitamento integral dos alimentos

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
25/04/2024 20h03

Cerca de 30 mulheres assistidas da unidade ParáPaz Mulher, em Ananindeua, que atende mulheres em tratamento psicossocial devido a violência doméstica, participam do curso de Aproveitamento de Alimentos que integra o projeto “Cozinha Escola”, ministrado pela equipe da Ceasa (Centrais de Abastecimento do Pará). 

O curso é totalmente gratuito e consiste no aproveitamento integral dos alimentos (talos, cascas, folhas e sementes), higienização adequada, bem como o protagonismo social através do planejamento de vida, empreendedorismo, educação ambiental e a sustentabilidade, como ressaltou a gastróloga Helen Vinagre. 

“Foi constatado que o maior índice de desperdício é nos lares, então trazemos receitas de reaproveitamento com alimentos que certamente iriam para o lixo, como a casca de banana, e ensinamos a consumir em casa fazendo uma farofa, por exemplo. Muitas pessoas não sabem das possibilidades de utilizar o alimento então é sempre uma surpresa pra elas e o meio ambiente também ganha com a diminuição do lixo orgânico”, explicou. 

Interação social- A educação sobre como reduzir o desperdício de comida não só é benéfica para o meio ambiente, mas também pode ter um impacto financeiro significativo para as famílias com recursos limitados e incentivar o empreendedorismo, ressaltando habilidades culinárias ao ponto de comercializar estes produtos, criando uma fonte de renda adicional. Foi pensando, também, nessa proposta que a assistente social e coordenadora da ParáPaz Mulher Ananindeua, Rosa Paes, achou interessante oportunizar as assistidas em mais uma qualificação e ainda promover um momento de interação entre as participantes. 

“O curso de 4 dias conta com as palestras, sempre no início do dia, e aulas teóricas e práticas, e ao final de cada aula tem a degustação do que foi feito. A teoria é importante porque mostra que é possível ganhar dinheiro com os produtos além de novas possibilidades, porque muitas mulheres trabalham em casa e precisam de uma renda extra. E, aqui, adaptamos nosso auditório pra elas colocarem em prática os conhecimentos. Todas adoram participar, vir até aqui. Elas se sentem bem e acolhidas”. 

Superação- A. L. S. M., de 55 anos, comentou da ampla visão que agora tem sobre alimentação e que foi surpreendida com as variedades de alimentos que podem ser usados ao invés de serem descartados e se emocionou ao agradecer e reconhecer todo o acolhimento que teve pela equipe psicossocial da ParáPaz Mulher que oferece suporte necessário após episódios de violência que sofria do ex-companheiro. 

“Vi nesse curso uma possibilidade de empreender em algo que gosto de fazer. Muitas de nós procuram meios para ganhar uma renda e quem sabe começar a vender a geléia, o biscoito e o brigadeiro para a família e amigos? Tudo isso ajuda nosso psicológico, porque tem a dinâmica, trocamos ideias, amizades, é muito bom estarmos juntas. Saímos daqui renovadas. Encontrei aqui uma família e um aconchego. Às vezes estamos numa depressão por conta dos problemas e aqui a gente esquece”, declarou. 

Outra participante que ficou super satisfeita com tudo isso foi a atendente de bar E. S. S., que aos 32 anos cuida sozinha dos dois filhos sem ajuda financeira do pai das crianças, mas que também vê no curso muito potencial para colocar em prática o que aprendeu e quem sabe uma renda para complementar os gastos da família. 

“Fizemos uma farofa de casca de banana que quero até fazer semana que vem num aniversário pra provarem. Tenho uns potes vazios em casa que consigo vender as geleias. Então a gente vai abrindo a cabeça e vendo realmente no que podemos investir”, disse a participante. “Tenho muitas marcas das agressões que sofri e hoje enxergo como marca de beleza. Costumo dizer que a psicóloga foi meu anjo da guarda, que me tirou do fundo do poço e hoje consigo contar minha história sem chorar porque me sinto fortalecida”. 

Certificação - No penúltimo dia, quinta-feira (25), as participantes receberam ingredientes gratuitamente para reproduzirem em suas casas uma receita da apostila que foi disponibilizada e na sexta-feira (26) farão uma grande degustação com tudo o que foi produzido por elas. Ao final, receberão certificado e uma cesta de hortifruti.