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Gincana reforça importância da comunicação efetiva no Hospital Abelardo Santos

Por Ascom (Ascom)
24/04/2024 19h20

Assistência segura e humanizada são pilares fundamentais para melhor recuperação de pacientes que utilizam serviços de saúde. E, para reforçar essas boas práticas, uma programação brincadeiras e bate-papos foi realizada no Hospital Abelardo Santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, nos dias 22, 23 e 24 de abril.

A coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NQSP) do HRAS, Hellen Monteiro, destaca que a ação “Abril pela Segurança do Paciente” que aconteceu em forma gincana proporcionou um clima descontraído entre os profissionais para abordar as metas de segurança. 

“O hospital inteiro participou dessa competição positiva, onde através das brincadeiras, dos games, e rodas de conversa alinharam os saberes e vivências da rotina assistencial e revisitaram os protocolos de comunicação efetiva e da cadeia medicamentosa, como os nove certos, administração e prescrição de medicamentos, sempre pensando no bem-estar dos pacientes”, explicou.

Profissionais que levaram as dinâmicas para os setores, enfatizaram que a experiência é bastante válida para os colaboradores e estimula cada vez mais a realização de uma assistência de qualidade para os usuários da unidade. 

“Incentivar a boa assistência é o principal foco dessa iniciativa. E a competição através dos jogos de perguntas e respostas sobre a rotina assistencial e os protocolos, ajudam a fixar a informações”, disse o coordenador de enfermagem do complexo neonatal do HRAS, Adriano Furtado. 

“É aprender brincando por meio de uma rivalidade saudável, onde quem sai ganhando são os nossos pacientes”, frisou enfermeira Thamires Souza. 

Segurança do paciente - Para desenvolver iniciativas voltadas à Segurança do Paciente, o Hospital Abelardo Santos dispõe de um Núcleo de Qualidade composto por duas enfermeiras e um assistente administrativo, além do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), que funciona no formato de comissão e é composto atualmente por profissionais de diversas áreas.

A diretora-geral do HRAS, Aline Oliveira, destaca que como parte da capacitação contínua dos colaboradores, a programação foi realizada para reforçar a importância de protocolos e metas internacionais de segurança.

 “Isso representa ganhos significativos não somente em termos de segurança, mas na satisfação dos usuários, que terão um atendimento mais assertivo, humanizado e qualificado”, afirmou.

Serviço: Gerenciado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), o HRAS tem 340 leitos, entre clínicos, cirúrgicos, de Unidades de Cuidados Intermediários (UCIs) e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) com perfil de atendimento Neonatal, Pediátrico e Adulto.
O HRAS é referência nas seguintes especialidades: vascular, ginecologia, nefrologia, neurocirurgia, cirurgia torácica, mastologia, clínica médica, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, além da obstetrícia e pediatria.