Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Pará participa da 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação

O evento é gratuito e será transmitido ao vivo pelo canal do MCTI. O encontro vai reunir sociedade civil, empresários e agentes públicos

Por Lilian Guedes (SECTET)
17/04/2024 17h03

Em Manaus, capital do Amazonas, será realizada a 5ª Conferência Regional de Ciência, Tecnologia e Inovação, nos dias 18 e 19 (quinta e sexta) de abril. O evento contará com as presenças da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos, e do governador do Amazonas, Wilson Miranda Lima. O Pará estará presente e será representado pela Diretoria de Ciência e Tecnologia da (DCT) da Sectet que vai apresentar os pontos debatidos na conferência estadual realizada em Belém, no início deste ano.

Considerado o maior encontro do setor de  CT&I, acontecerá na Escola Superior de Tecnologia (UEA- Auditório STEM), e as atividades serão transmitidas ao vivo pelo canal do MCTI. O evento é gratuito e reunirá a sociedade civil, empresários e agentes públicos para discutir e elencar as políticas públicas que deverão ser prioridades para a região Norte para os próximos 10 anos. As inscrições podem ser realizadas clicando no link.

As propostas serão encaminhadas para a etapa nacional, a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que vai acontecer de 4 a 6 de junho, no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF).

"A conferência é um importante espaço de diálogo para refletir sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação no país e seus rumos nos próximos anos. Esta é uma grande oportunidade de análise de programas, planos e os resultados dessa implementação nos últimos sete anos. Após isso, poderemos propor recomendações para uma nova Estratégia Nacional de CT&I para o futuro nos próximos 10 anos. Este é um importante espaço democrático de escuta entre o governo e a sociedade", afirma a ministra Luciana Santos.

Na programação, que inicia às 8h, haverá abertura com o tema Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido – 5ª CNCTI – com representante da Regional Norte, palestra magna ministrada por representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Na parte da tarde, haverá a explanação do resumo das conferências estaduais realizadas em Belém (Pará), Boa Vista (Roraima) Macapá (Amapá), Manaus (Amazonas), Palmas (Tocantins), Porto Velho (Rondônia) e Rio Branco (Acre). E painel sobre a Recuperação, expansão e consolidação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.

O titular da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia no Pará, Victor Dias, define que a realização de Conferências promovem o impulso para a área tecnológica e busca de ideias inovadoras. 

"A realização de conferências estaduais e regionais nos trazem a possibilidade de analisarmos onde podemos ser agente de mudança para a sociedade, levando desenvolvimento econômico através da inovação e tecnologia e aqui no Pará para todos os 144 municípios paraenses, onde a Sectet atua. Podemos sinalizar ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTI), a partir das discussões realizadas neste evento, quais os investimentos primordiais para desenvolver o Estado do Pará com ciência e tecnologia, através das considerações que faremos para as diretrizes da ENCTI", informou Victor Dias. 

Já na quinta-feira, 19, a programação inicia às 9h, com a discussão Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais. Também haverá  debate sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social. E por fim, às 15h haverá a plenária final.

Confira programação completa:

Dia 18 de abril 

8h00 – 9h30: Credenciamento 

9h30 – 12h00: Abertura

12h00 – 13h30: Intervalo

13h30 – 14h00: Palestra Magna MCTI- 

Secretário Adjunto da 5a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia- Anderson Gomes 

14h30 – 15h30: Resumo das conferências estaduais 

Ricardo Damasceno. Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação – SEICT

Amapá – Professor Gabriel Araújo da UEAP

Amazonas – Prof. Dra Marilene Corrêa

Pará – Prof. Jesus Nazareno Silva da Silva

Rondônia – Adenilson Trindade

Roraima – Márcio Glayton Araújo Grangeiro

Secretário de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação de Roraima – SEAD

Tocantins – Drª Kênia Ferreira Rodrigues -Pró Reitora de Pesquisa e Pós graduação na UFNT

15h30- 17h: Recuperação, expansão e consolidação do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação (Eixo 1)

Dia 19 de abril 

09h00 – 10h30: Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas (Eixo 2)

10h30 – 12h00: Ciência, Tecnologia e Inovação para programas e projetos estratégicos nacionais (Eixo 3)

12h – 13h30: Intervalo

13h30 – 15h00: Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento social (Eixo 4)

15h00 – 17h00: Plenária Final

A 5CNCTI - Até o dia 11/04, a 5ª Conferência de Ciência, Tecnologia e Inovação já realizou mais de 190 reuniões preparatórias, sendo 10 municipais, 27 Estaduais, além do Distrito Federal, 18 temáticas e 136 livres e uma regional (Sudeste).

A 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação é o mais importante e democrático evento voltado ao debate das políticas públicas do setor. Realizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o encontro acontecerá de 4 a 6 de junho, no espaço Brasil 21, em Brasília (DF), com o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação para um Brasil Justo, Sustentável e Desenvolvido”.

Sobre a Conferência - A Conferência foi lançada pelo presidente Lula, em 12 de julho de 2023, por meio do Decreto Presidencial Nº 11.596. O objetivo é discutir junto à sociedade as necessidades na área de CT&I e propor recomendações para a elaboração de uma nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que deverá ser seguida pelos próximos anos (2024-2030). A nova estratégia substituirá a de 2016-2023, que durante o evento, também terá seus programas, planos e resultados analisados.

A 5CNCTI levará em consideração quatro eixos temáticos estruturantes: Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação; Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas; Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e por fim, Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social. O evento tem caráter consultivo, mobilizador e articulador da comunidade científica e dos demais setores de CT&I, além da sociedade civil para atingir os objetivos. Ela volta a ser organizada depois de um hiato de 14 anos.

Retrospectiva CNCTI - A 1ª CNCT aconteceu em 1985, com o tema- Rumos do novo Ministério. O objetivo foi  discutir com a sociedade as políticas para a área, de modo a subsidiar as ações do recém-criado Ministério da Ciência e Tecnologia. (Organização: MCT)

Já a 2ª CNCT foi realizada em 2001 com a temática “Novo modelo de financiamento para a área, baseado nos fundos setoriais”. Foi nessa conferência que se discutiu o novo modelo de financiamento baseado nos Fundos Setoriais, posto em prática a partir de 1999. Naquela oportunidade foi criado o CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. (Organização: MCT)

Em 2005, aconteceu o terceiro encontro com o tema “Desenvolvendo Ideias para Desenvolver o Brasil”. A ênfase foi na importância da CT&I para gerar riqueza e promover a inclusão social, das quais a educação é o pilar principal. (Organização: CGEE)

E por fim, a 4ª CNCTI (2010) abordou a temática “Política de Estado para Ciência, Tecnologia e Inovação com vistas ao Desenvolvimento Sustentável”.  A conferência norteou suas discussões segundo as linhas do PACTI 2007-2010. (Organização: CGEE)

Com informações da Assessoria de Comunicação da Conferência Regional