Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Em ação educativa da Sespa, crianças e adolescentes recebem orientações sobre a dengue

As atividades fazem parte da campanha "Pará Fechado Contra a Dengue", e buscam capacitar crianças e adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores na prevenção da doença

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
17/04/2024 15h38

Nesta quarta-feira, 17, a Secretaria de Saúde Pública do Estado (Sespa), por meio das coordenações da Arbovirose e Entomologia, realizou uma importante ação educativa sobre combate à dengue, na Usina da Paz do Icuí-Guarajá, em Ananindeua, como parte do projeto "Pará Fechado Contra a Dengue".

A iniciativa contou com a participação de jovens e crianças do programa Escola da Vida, do polo do Icuí, visando conscientizá-los sobre a prevenção e combate à doença. As ações servem para a formar mini agentes de endemias, capacitando as crianças a desempenharem um papel ativo na prevenção e controle das arboviroses em suas comunidades.

Durante o evento, Heloísa Portal, técnica da Coordenação de Arbovirose da Sespa, realizou uma palestra e enfatizou a importância da educação na prevenção da dengue, destacando o papel das crianças como multiplicadores de informações em suas comunidades. "A questão da dengue hoje é prevenção. Então, as crianças são um foco principal, principalmente em escolas. Essa ação vai ocorrer em várias usinas, hoje tá sendo a primeira. O objetivo realmente é esse. Repassar o maior número de informações para que eles sejam multiplicadores", ressaltou Heloísa.

A parceria entre a Sespa, o Corpo de Bombeiros e as Usinas foi evidenciada por Afonso Lira, coordenador do programa Escola da Vida, do polo do Icuí. Ele enfatizou a importância dessas ações para a sociedade e o papel dos jovens como agentes de transformação. "Estando aqui com a gente e tendo essa parceria do Governo do Estado com o Corpo de Bombeiro e as usinas, diminuiremos esses problemas através de quê? Através desses jovens, desses alunos que estão aqui com a gente, através de palestras, através de ensinamentos. Isso eles levarão para a sua vida lá fora", disse Lira.

Os estudantes também expressaram sua gratidão pela iniciativa e destacaram a importância do conhecimento adquirido. "Através disso a gente consegue de fato levar informação a quem precisa e esclarecer algumas dúvidas com relação à dengue e chikungunya, porque a gente sabe que e um único mosquito pode transmitir várias doenças", destacou Rickelme da Silva, de 14 anos.

Isabela Gonçalves, também de 14 anos, ressaltou a relevância do curso promovido pela Sespa "Esse curso é muito importante pra gente, porque a dengue é uma doença que, apesar de ser comum, muita gente não sabe como se prevenir. E temos que ter um cuidado muito maior."

Além das palestras e orientações, o evento incluiu práticas educativas, como a instalação de ovitrampas, identificação e eliminação de focos de mosquito e atividades recreativas. Estas atividades fazem parte da campanha "Pará Fechado Contra a Dengue", e busca capacitar crianças e adolescentes para atuarem como agentes multiplicadores na prevenção da doença em suas comunidades. A Sespa reafirma seu compromisso em promover a saúde e bem-estar da população, contando com o apoio de todos nessa importante causa.

João Santos, diretor da Usina da Paz do Icuí, falou sobre a parceria com a Sespa, reconhecendo o valor da informação na comunidade ao redor da Usina. "Essa parceria com a Usina e a Sespa é muito importante para conseguirmos levar informação e esclarecer dúvidas sobre a dengue para a sociedade."

O Governo do Estado está firmemente engajado na luta contra a dengue, adotando diversas estratégias para combater a doença em todo o Pará. Com elaboração do Plano de Contingência Estadual de Dengue, Chikungunya e Zika 2024, reuniões técnicas sobre dispensação de insumos para bloqueio vetorial em vários municípios, apoio na execução das atividades de bloqueio vetorial e monitoramento diário da tendência da doença são algumas das medidas em vigor. 

Texto: Bianca Botelho - Ascom/Sespa