Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA

Feira do Pescado tem balanço positivo de vendas e da movimentação do público

Consumidores aprovaram edição 2024 do evento organizado pela Sedap e parceiros na Região Metropolitana de Belém e em mais de 50 municípios

Por Ascom (Ascom)
28/03/2024 12h52

Foi intensa a movimentação, nesta quinta-feira (28), na tradicional Feira do Pescado, promovida pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca, nos 5 pontos de venda na Região Metropolitana de Belém e em mais de 50 municípios no interior. O balanço parcial de vendas e de público atendeu às expectativas da organização, informa a Sedap.

Em Belém, nos dois dias de programação na capital (27 e 28), o balanço parcial é da comercialização de cerca de 10 toneladas de pescado, incluindo caranguejos, ostras, camarões e peixes. A previsão geral é de mais de 100 toneladas de pescado em todo o estado do Pará. 

Segundo o coordenador de Aquicultura da Sedap, Alan Pragana, a Feira do Pescado, além de ofertar produtos com um preço 30% abaixo do mercado, também contribui para evitar a subida de preços em função da alta procura de pescado para consumo na Semana Santa. 

“A feira de pescado 2024 cumpriu sua meta que é ofertar pescado de qualidade para a população paraense a um preço acessível e ela acaba servindo como um balizador, evitando a disparada de preços nesse momento que a procura é maior”, explica. 

Nesta edição de 2024, além dos tradicionais pontos de venda, Fundação Cultural do Estado do Pará (Centur) e Aldeia Amazônica, a novidade foi a adesão de mais três pontos de venda na RMB: As Usinas da Paz do Guamá, Bengui e Icuí-Guajará. 

Segundo balanço parcial, no Centur, foram vendidos aproximadamente 1.500 caranguejos e 800 ostras, retirados de Reservas Extrativistas. Os produtos mais vendidos foram o filé de dourada, filé de gó e camarão. 

Reginaldo Monteiro e o filho Lourenço Monteiro vão tradicionalmente ao Centur para conferir a Feira do Pescado. Eles avaliaram positivamente os preços. “Compramos camarão e mais de 10 kg de filé de pescada. Achamos bons os preços”, comentam.

Na Aldeia Amazônica, a movimentação seguiu intensa no segundo dia de Feira. Desde cedo, a população pode conferir a diversidade de produtos ofertados. A consumidora Rute de Souza veio do bairro Maracangalha para aproveitar os preços do pescado. “Comprei pescada amarela, dourada e gó. Os preços estão ótimos pra Semana Santa. Pretendemos fazer peixe a escabeche. Vale ressaltar o atendimento. Os atendentes foram bem atenciosos. Um excelente trabalho!”, destaca.

Na RMB, a programação segue até hoje (28). Nos municípios paraenses, a Feira do Pescado vai até amanhã, sexta (29). Consulte os locais de venda, preços e espécies no site da Sedap, acesse aqui.