Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
'PENSAMENTOS DIVERSOS'

Casa das Artes abre inscrições para workshop sobre arte amazônica

Evento faz parte do Projeto Laboratório de Aperfeiçoamento, executado pela Fundação Cultural do Pará

Por Helena Saria (FCP)
27/03/2024 20h03

A Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio de sua Coordenação de Artes Visuais e Audiovisual (Caav), vai realizar o workshop "Artistas da Amazônia: Tempos Cruzados, Pensamentos Diversos", iniciativa que faz parte do Projeto Laboratório de Aperfeiçoamento, desenvolvido pela FCP. O workshop ocorrerá de 8 a 12 de abril, das 9h às 12h.

Melissa Barbery, gerente da Caav, explicou que o Laboratório de Aperfeiçoamento é a ação do planejamento estratégico que corresponde aos eventos de qualificação. “A gente deu esse nome de Laboratório de Aperfeiçoamento porque não são ações de iniciação, e sim ações que têm um aprofundamento maior, um direcionamento de público-alvo também diferenciado. Esse workshop tem como pré-requisito algum conhecimento sobre a História da Arte, e a pessoa já ter mais de 18 anos, ser artista, pesquisador, estudante de arte ou agente cultural. É esse tipo de público que a gente quer atingir com esse projeto”, disse a gestora.

O workshop, que será ministrado pela professora e pesquisadora Marisa Mokarzel, pretende colaborar com a discussão e reflexão sobre a arte contemporânea na Amazônia, em um contexto de diferentes artistas, considerando o atravessamento de tempos distintos e percebendo elementos estéticos, artísticos e conceituais presentes nas diversas linguagens propostas pelos artistas.

Abordagem - “A Casa das Artes é um excelente lugar de troca de conhecimentos. A intenção do workshop é observar o artista contemporâneo da Amazônia em seu contexto local, global, fazendo um cruzamento de tempos e abordando aspectos sociais, políticos e étnicos, sem esquecer as especificidades da arte”, informou a professora.

As inscrições estão abertas até o dia 3 de abril (quarta-feira), e podem ser feitas pelo formulário disponível no link https://docs.google.com/forms/d/1aef7e3_GJ0TCYqwUImFCTVdDVZLlsr8F3v-H7PnUwM4/viewform?edit_requested=true.

Durante os cinco dias de evento serão abordados temas como diversidade étnica e de gênero na arte; os atravessamentos político-sociais na produção artística e a integração entre artes visuais e literatura.

Além das discussões teóricas, o workshop incluirá práticas de redação de textos curatoriais e experimentação na edição de obras. Ao final do workshop, os participantes receberão um certificado com carga horária de 15 horas.

Serviço: Workshop "Artistas da Amazônia: Tempos Cruzados, Pensamentos Diversos", com a professora Marisa Mokarzel, na Casa das Artes - Rua Dom Alberto Gaudêncio Ramos, 236, bairro Nazaré, ao lado da Basílica Santuário. Inscrições até 3 de abril, por meio digital.