Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCENTIVO À LEITURA

Ioepa e Academia de Letras de Ananindeua vão publicar 'Antologia de Conto e Poesia'

A parceria vai levar aos leitores os contos e poesias vencedores do I Concurso Novos Escritores, organizado pela Alanin

Por Julie Rocha (IOE)
27/03/2024 19h50

A Imprensa Oficial do Estado do Pará (Ioepa) formalizou nesta quarta-feira (27) parceria com a Academia de Letras de Ananindeua (Alanin), visando à publicação dos contos e poesias vencedores do I Concurso Novos Escritores, organizado pela Academia. A previsão é que a “Antologia de Conto e Poesia” seja lançada no segundo semestre de 2024.

Segundo o presidente da Alanin, José Andrade, o concurso tem o objetivo de promover e incentivar a produção literária no município de Ananindeua (na Região Metropolitana de Belém), destacando a cultura local por meio da poesia e de contos. "A Academia tem como objetivo incentivar os escritores à produção de livros e participar do debate e luta pelo direito ao livro e à leitura", informou.

Membro da Academia de Ananindeua, José Andrade reforçou que a efervescência da criação das Academias de Letras nas cidades paraenses, com o incentivo de Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Ioepa, "dá mais fôlego à produção literária, fortalecendo todo tipo de escritor, tanto o iniciante como os nossos mais ilustres, que têm suas obras esgotadas”.

Novos autores - O titular da Ioepa, Jorge Panzera, ressaltou que a parceria entre a Ioepa e a Alanin "será mais um incentivo a esse movimento das academias de Letras nos municípios paraenses, e certamente também ajudará a lançar novos autores e escritores em nosso Estado".

A “Antologia de Conto e Poesia” terá um compilado de até 20 textos de cada categoria, conto e poesia. O segundo concurso, ainda sem data de lançamento, deverá contemplar outros gêneros literários, como a crônica. (Com informações de Viviane Tamyres).