Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PREVENÇÃO

Saúde bucal é tema da programação de Páscoa no Hospital de Clínicas

Pacientes da cardiologia pediátrica participaram de atividades na brinquedoteca e aprenderam a importância da higiene bucal, principalmente para a saúde do coração

Por Lucila Pereira (HC)
27/03/2024 19h03

A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV) preparou uma programação especial para as crianças internadas na instituição. Durante dois dias, os pacientes receberam orientações sobre saúde bucal, e na manhã desta quarta-feira (27) participaram da comemoração de Páscoa na brinquedoteca do HC. 

Diversão e mensagens de fé e esperança tomaram conta do setor pediátrico. Além de um lanche especial, pintura artística facial, caça a ovos de chocolate, apresentação musical e orientações odontológicas fizeram parte da programação, que envolveu usuários, acompanhantes e a equipe multiprofissional da Fundação.

A terapeuta ocupacional Karla Aytta contou que a atividade de Páscoa favorece a integração entre pais, profissionais, familiares e pacientes, além de ser um momento de fé, esperança e renovação. "Muitos deles que aqui estão buscam a fé como elemento para sustentar o grande desafio que é estar com o filho internado e submetido a tratamento cardiológico. Quando a equipe do Biopsicossocial, unida aos setores da Nutrição e Dietética, Enfermagem, Medicina e de outras categorias profissionais, promove esse espaço, favorece uma ação que possibilita aos pais estarem vivenciando este tipo de sentimento", frisou a profissional.

Moradora do bairro do Tapanã, em Belém Eliselma Machado, acompanhou o filho, Pedro Arthur, 8 anos, nas atividades na brinquedoteca. “Está sendo gratificante, muito legal. O Pedro já brincou, se divertiu, gostou de brincar com os brinquedos novos e da caça aos ovos”, disse a mãe do menino, que fará uma cirurgia no HC.

Cardápio saudável - Uma mesa foi montada com lanches para todos os participantes. A nutricionista pediátrica Socorro Barbosa explicou que a equipe de Nutrição preparou um cardápio de acordo com a saúde dos pacientes.

“A gente tenta promover isso dentro do que eles podem estar recebendo de alimento, para que não comprometa a saúde deles. A gente pensa num cardápio com alimentos para as crianças maiores, com coisinhas assadas, sem muita gordura, sem muito açúcar, para que eles possam aproveitar isso de uma forma legal”, detalhou.

Conscientização - Além dos momentos de celebração e diversão, as crianças também aprenderam sobre saúde bucal. Uma ação preventiva, em parceria com um grupo voluntário do curso de Odontologia de uma faculdade particular de Belém, foi promovida com o objetivo de ensinar às crianças que fazem tratamento cardiológico a escovação correta dos dentes. 

“A gente sabe que as infecções bucais são agravantes para todo paciente com doença cardíaca. Manter as infecções bucais em controle é essencial, tanto para criança, como para gestante e o adulto”, explicou a cirurgiã dentista Rosely Cavaleiro, voluntária na ação.

Segundo a profissional, o objetivo foi instruir as crianças sobre a conservação da dentição, ressaltando que o consumo de doces é permitido, mas com os cuidados necessários. “A época é bem oportuna, porque na Páscoa os doces vêm, os chocolates são bastante consumidos. A gente pode comer chocolates, mas tem que escovar os dentes depois”, ressaltou.

Sugestão - Natural do município de Marabá, no sudeste do Estado, Ana Júlia Nunes, 12 anos, disse ter gostado bastante da ação. “Eu acho que isso podia ter em todos os hospitais”, sugeriu a menina, que faz acompanhamento no HC desde os 4 anos de idade, e aguarda por cirurgia. 

A terapeuta ocupacional Allayne Farias afirmou que a atividade também é uma forma de trabalhar as ocupações do paciente. “Essa é uma atividade diária da criança, que é higienizar a boca. Assim, a gente consegue juntar esse trabalho, que às vezes é questão de força, em que a criança pode precisar de um auxílio, de uma adaptação nessa escova, com os nossos objetivos daqui de dentro do Hospital”, declarou.

As crianças também receberam materiais de higiene bucal, brinquedos e brindes doados por voluntários.

Texto: Kelly Barros - Ascom/HC