Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hemopa promove campanha de doação de sangue na Usina da Paz da Cabanagem

A ação de hoje, 26, contou com a participação de 67 voluntários e resultou em 39 bolsas coletadas, as quais devem beneficiar 156 pacientes internados na rede hospitalar pública do Pará

Por Helen Alves (HEMOPA)
26/03/2024 17h17

As campanhas externas de doação de sangue, promovidas pela Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), são fundamentais para grantir os estoques do banco de sangue paraense abastecidos. Nesta terça-feira, 26, foi a vez da parceria com a Usina da Paz da Cabanagem, que contou com a participação de 67 voluntários e resultou em 39 bolsas coletadas, as quais devem beneficiar 156 pacientes internados na rede hospitalar pública do Pará.

Lilia Bouth, assistente social do Hemopa, destaca a importância dessa iniciativa.“A parceria com as usinas da Paz elas vêm para levar às comunidades o acesso à doação de sangue que é tão importante, porque assim nós aumentamos o número de novos doadores e também os nossos estoques de bolsas, consequentemente, conseguimos atender pacientes nos hospitais”, disse a profissional.

A coordenadora geral das Usinas da Cabanagem, Ivanilda Vieira, considera que essa parceria promove mais proximidade com a população. "As campanhas de doação de sangue, dentro das Usinas da Paz, são muito importantes, porque isso aproxima o Hemopa dessa comunidade e nós temos muitos doadores. Nós estamos entrando agora no período da Semana Santa, então é bom que nós estejamos com o banco de sangue com bastante bolsas, só depende de cada um de nós", reforçou.

Lilian Mendonça, técnica de enfermagem ficou sabendo da iniciativa e aproveitou para fazer a sua primeira doação de sangue. "Eu sempre tive vontade de doar sangue, mas não tinha o peso ideal. Agora que já estou dentro do requisito de peso, eu vim. Fico bastante feliz, doar sangue é vida, pois por muitos lugares que passei vi o quanto é necessário quando uma pessoa precisa de sangue", defendeu a doadora.

A voluntária comentou ainda sobre a facilidade de ter uma campanha do Hemopa na comunidade. "Muitas pessoas não conseguem se deslocar até um posto de coleta, então é muito bom estar vindo à comunidade e fazendo essa ação", avaliou Lilian.

Critérios para doar sangue:

- Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira nacional de habilitação - CNH, carteira de trabalho, passaporte, registro nacional de estrangeiro, certificado de reservista e carteira profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto; 

- Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

- Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos;

- Pesar no mínimo 50 kg;

- Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;

- Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas, e

- Estar em boas condições de saúde

Serviço: Nesta quarta-feira, 27, o Hemopa estará com campanha de doação de sangue na Usina da Paz Icuí, das 8h às 16h.