Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO DIGITAL

Estado lança programa para capacitação profissional de jovens e adultos na área da tecnologia

Por Matheus Rocha (SEAC)
22/03/2024 13h55

O Governo do Pará lançou, na manhã desta sexta-feira (22), o Programa “Tecnologia pela Paz”, uma iniciativa em parceria com a empresa Meta e a Organização Social Junior Achievement (JA Brasil). A programação foi realizada na Usina da Paz Jurunas/Condor, em Belém. 

O novo programa tem como objetivo garantir o desenvolvimento socioeconômico, empreendedorismo, uso responsável da tecnologia e inclusão digital às comunidades atendidas pelo Programa Territórios pela Paz (TerPaz), por meio de cursos, oficinas e formação empreendedora nas áreas de tecnologia, marketing e realidade aumentada. Desta forma, o Estado dá continuidade a um trabalho de formação profissional abrangente, que prepara os participantes para o mercado de trabalho, priorizando o atendimento de jovens e adultos de comunidades em situação de vulnerabilidade social. 

Durante o lançamento, a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, falou sobre a importância dessa parceria. “Estamos muito felizes em fechar essa parceria com a Meta, que é uma das empresas detentoras das principais redes sociais e que vai trazer para a juventude e a comunidade acesso a cursos e oficinas que são importantes nas áreas de tecnologia e marketing digital e o acesso a ferramentas importantes, principalmente voltadas ao empreendedorismo”, destacou.

Para o secretário de Estado de Cidadania, Igor Normando, este é um programa inovador. “Poucos governos se deram conta de que a melhor política pública é o dinheiro no bolso do trabalhador para que ele possa ter dignidade e acesso às melhores coisas. Este Governo investe em empreendedorismo, em tecnologia, geração de emprego e renda, movimentando aquilo que é mais importante em cada um de nós, que é a capacidade de se reinventar. Estamos trazendo o que há de melhor para que possamos democratizar a inclusão digital e a tecnologia, para que cada um possa ter oportunidade para ingressar no mercado de trabalho”, disse o secretário.

A secretária de Estado de Comunicação, Vera Oliveira, reforçou que esta é uma oportunidade ímpar para o povo paraense. “Esta é uma oportunidade que o Governo do Estado está oferecendo para que a comunidade esteja conectada com os principais serviços e também com o que está acontecendo na cidade, no Estado, no país e no mundo. Este programa já é um legado da COP, que está chegando e vai colocar o Pará na vitrine das discussões tecnológicas e ambientais”, pontuou. 

Parceria - O Programa “Tecnologia pela Paz” vai contar com a parceria da empresa Meta, controladora de diversos aplicativos como o Facebook, Messenger, WhatsApp e Instagram, além da criação de experiências imersivas como realidade aumentada, virtual e mista, que estão construindo uma próxima etapa na evolução da tecnologia social, e também da Organização Social Junior Achievement (JA), que dissemina educação empreendedora de educação financeira e preparação para o mercado de trabalho para jovens da América Latina. 

O gerente de Políticas Públicas da Meta, Mário César Vilhena, reforçou a importância daMário César Vilhena estrutura disponibilizada pelo Estado para a realização dos cursos. “Estou bem impressionado com a estrutura das Usinas da Paz, que é uma política pública de muito impacto. A Meta possui uma área voltada para que a população possa aprender a utilizar as redes sociais e toda a sua potência e estes cursos vão mostrar caminhos para que as pessoas possam se encontrar dentro do mundo digital. Para nós, é muito importante”. 

Estrutura - Além do programa, o Estado também entregou uma nova carreta profissionalizante que será utilizada para a realização de cursos e oficinas de capacitação profissional. O veículo possui uma estrutura refrigerada, com sala de aula móvel e capacidade para até 30 pessoas. 

Laíse PereiraExpectativa - Para a população, a expectativa pelos cursos é a melhor possível, como afirmou a estudante Laíse Pereira. “A gente sabe que hoje o mercado de trabalho está complicado, então pra gente que é jovem, quanto mais capacitação tivermos, melhor. Essa é uma grande oportunidade e esperamos que dê certo para que, através desse programa, possamos alcançar coisas boas no mercado profissional”.

O barbeiro Jackson Erik, que já é aluno do curso de robótica da Usina da Paz, é outro queJackson Erik aguarda ansioso pelo início dos cursos do programa. “Este programa é muito importante e vai acrescentar muito no lado profissional, pois é um conhecimento novo. Pretendo participar para melhorar o meu currículo, pois é uma vontade que tenho de aprofundar e ter mais conhecimento sobre áreas da tecnologia”. 

Em breve serão divulgados os cronogramas para as inscrições nos cursos e oficinas do programa.