Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital de Ourilândia faz 400 sessões de hemodiálise no primeiro mês do setor 

Expansão do serviço faz parte da estratégia estadual de descentralizar atendimentos de saúde no Pará 

Por Giovanna Abreu (SECOM)
24/02/2024 08h00

Cerca de 400 sessões de hemodiálise foram realizadas no Hospital Regional da PA-279 (HRPA279), em Ourilândia do Norte, durante o primeiro mês de funcionamento do novo setor de hemodiálise ambulatorial da unidade. O setor, entregue no último dia 25 de janeiro, garante a expansão do serviço para o interior do Estado, que é uma das estratégias de descentralização dos atendimentos de saúde, especialmente àqueles que residem em áreas afastadas de centros urbanos.

“A distribuição dos centros de hemodiálise no Estado do Pará é estratégica para garantir que pacientes renais crônicos tenham acesso ao serviço, reduzindo a necessidade de grandes deslocamentos de pacientes para locais distantes da cidade onde residem, o que alivia o ônus logístico e emocional associado. Atualmente, contamos com 16 centros de hemodiálise em todo o Estado”, ressalta Ivete Vaz, secretária de Estado de Saúde Pública. 

Moradora do município de Conceição do Araguaia, Sandra Silva é uma das pacientes que passou a realizar as sessões de hemodiálise no Hospital de Ourilândia desde a entrega do setor. “Antes, eu precisava ficar internada nos hospitais da região por não contarem com hemodiálise ambulatorial, que só era disponível para quem estava internada. Com o serviço de Ourilândia, pude voltar para mais perto de casa e ficar mais próximo da minha família”, conta. 

O médico nefrologista, Leonardo Andrade Pacini, responsável técnico da especialidade do setor de hemodiálise do hospital, afirma que o novo setor representa um marco e um avanço significativo no tratamento da doença renal crônica na região, garantindo mais qualidade de vida aos pacientes.

“A abertura deste serviço tem impactado positivamente a vida de muitos de nossos pacientes, que agora podem receber tratamento de qualidade próximo de suas casas, reduzindo o desgaste e o custo das viagens para centros distantes. Além disso, tivemos a alegria de ver pacientes que receberam alta hospitalar após o início das operações, um testemunho do compromisso e da dedicação de nossa equipe em proporcionar o melhor cuidado possível”, celebra o médico. 

ESTRUTURA - O serviço de hemodiálise ambulatorial iniciou em fase de testes no HRPA279 com sucesso no dia 22 de dezembro de 2023 e foi entregue oficialmente em janeiro de 2024. O espaço conta com dez cadeiras de hemodiálise, sendo nove na Sala Branca e uma na Sala Amarela.