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Escolas Técnicas do Pará realizam jornadas pedagógicas para os docentes 

Coordenadas pela Sectet, as unidades preparam os professores para os desafios do ano letivo, a fim de ampliar a qualidade do ensino na rede pública

Por Lilian Guedes (SECTET)
23/01/2024 17h14

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), visando à qualificação profissional dos seus educadores, tem realizado Jornadas Pedagógicas nas Escolas Técnicas Estaduais do Pará (EETEPAS) em diversos municípios, antes do início do ano letivo de 2024.

A ação busca assegurar e aprimorar os conhecimentos dos docentes, e valorizar os servidores. A Diretoria de Educação Superior Profissional e Tecnológica (Detec), responsável por coordenar as EETEPAS, oferece todo o suporte para as atividades.As jornadas permitem aos professores debater melhorias para o processo de ensino-aprendizagem

As jornadas pedagógicas têm como principal objetivo preparar e fortalecer os educadores para os desafios ao longo do ano, destacando a importância das formações e atualizações no cenário educacional contemporâneo. A atividade representa um importante investimento na formação contínua dos professores. Durante os eventos há palestras, oficinas e debates. 

'Aprendizagem Digital' - A Escola Técnica do Instituto de Educação Estadual do Pará (EETEPA-IEEP) promoveu sua jornada entre os dias 16 e 19, com o tema central “Metodologias Tecnológicas e Aprendizagem Digital”, abordando a educação contemporânea e as mais recentes metodologias tecnológicas. Ao todo, 27 educadores puderam reavaliar suas abordagens por meio das metodologias ativas. 

Também foi discutido o Projeto Inovatec, com ênfase em sustentabilidade e meio ambiente, proporcionando uma dimensão prática ao currículo, capacitando os educadores para a formação de cidadãos conscientes e comprometidos com a preservação do planeta. O escritor e contador de histórias Katulo enfatizou o relacionamento interpessoal com uma abordagem humana e emocional à educação.

A coordenadora e professora de Biblioteconomia da EETEPA-IEEP, Nathalya Marinho, reforçou a importância de novas tecnologias. “A integração dessas tecnologias não apenas mantém nossos métodos pedagógicos atualizados, mas nos permite oferecer aos alunos uma educação mais alinhada com as demandas do mundo contemporâneo. Essa formação não só nos capacita individualmente, mas também fortalece a escola como um todo, elevando a qualidade do ensino que oferecemos”, avaliou a professora.

Planejamento - Em Salvaterra, município do Arquipélago do Marajó, a EETEPA abordou o planejamento estratégico educacional com o diálogo sobre “Planejamento e atualização pedagógica como mudanças para a qualidade de ensino”. Aos professores foi destacada a importância de um planejamento associado às abordagens didático-pedagógicas de ensino, informou a diretora da unidade, Gisele Abdon.

Segundo a diretora, esse é o momento para alinhar conhecimento e planejamento para o ano letivo. “A jornada marca nossa retomada das atividades, e é norteadora de muitos caminhos para estabelecer nossas metas para 2024, de ensino e aprendizagem. Se torna, sem dúvida, um importante momento dialético entre os conhecimentos acadêmicos. Conseguimos ampliar a educação para Soure, nossas ações estão voltadas a levar ensino de qualidade ao Marajó” afirmou.

A semana de jornada pedagógica de Salvaterra foi dedicada ao Planejamento Integrado por Eixos, abordando a formação profissional e as áreas do conhecimento, com o objetivo de promover a interdisciplinaridade e o trabalho coletivo como ferramentas eficientes de ensino-aprendizagem. O encerramento incluiu a distribuição de cheiro-verde aos professores, produzido pelos alunos da turma de Agropecuária de 2023.

'Ensino por investigação' - A Escola Técnica Maria de Nazaré Guimarães Macedo, no município de Curuçá, nordeste paraense, também realizou jornada pedagógica voltada ao cumprimento e fortalecimento da qualidade de ensino na rede pública.

A formação com foco no ensino por investigação é um tipo de treinamento ou desenvolvimento profissional destinado a educadores, com o objetivo de aprimorar suas habilidades na implementação de práticas de ensino baseadas na investigação. Essa abordagem pedagógica envolve incentivar os alunos a explorarem, questionarem e descobrirem conceitos por meio da investigação ativa, em vez de apenas receberem informações passivamente.

“O ensino por investigação pode ser implementado pelos professores por meio de atividades nas quais os alunos investigam problemas diversos e buscam hipóteses e soluções. Nesta prática, o professor será o mediador do conhecimento, de maneira que os estudantes sejam atores dentro do processo de aprendizagem”, ressaltou a diretora da EETEPA em Curuçá, Veruschka Melo. 

As Escolas Técnicas dos municípios de Vigia de Nazaré, na região Nordeste, e Santarém, no Oeste, também estão em semana de jornada pedagógica.