Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CERIMÔNIA

Duzentos jovens das Usinas da Paz finalizam programa 'Escola pela Vida do Corpo de Bombeiros'

Além de celebrar as conquistas individuais, o evento reforçou a importância de investir na formação de jovens como meio de construir um futuro mais seguro e promissor

Por Paulo Garcia (SETRAN)
12/12/2023 16h55

Ao longo de 10 meses, mais de 200 jovens de 12 a 15 anos, em situação de vulnerabilidade social, participaram atentamente das aulas teóricas e práticas do programa "Escola pela Vida nas Usinas da Paz", ministradas nas Usinas da Paz, nos bairros do Bengui, Icuí-Guajará, Marituba, Cabanagem, Jurunas/Condor, Guamá e Terra Firme. Nesta semana, o Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA) realiza a cerimônia de encerramento do programa. 

1° Tenente do CBM, Mireia Moutinho, coordenadora do programa"Usufruir de todo esse arcabouço estrutural das Usinas da Paz é maravilhoso. Nós atendemos 30 adolescentes em cada complexo da Região Metropolitana de Belém, com uma proposta pedagógica e conteúdos programáticos específicos da atividade dos Bombeiros. A intenção é de plantar uma semente de segurança e de protagonismo juvenil", afirmou a 1° Tenente do CBM, Mireia Moutinho, coordenadora do programa.

A cerimônia de entrega de certificados além de celebrar as conquistas individuais, também reforçou a importância de investir na formação de jovens como meio de construir um futuro mais seguro e promissor.

O jovem Danilo Rodrigues quer seguir carreira militar"Eu não sabia como era o curso, mas eu topei esse desafio, logo no começo eu não tinha gostado, mas com o tempo fui gostando, fazendo novos amigos, aqui é tipo uma planta, lá na frente vamos colher tudo o que plantamos, não queria que acabasse", afirmou o jovem Danilo Rodrigues, ao deixar claro o quanto se sentiu realizado ao participar do programa. Danilo disse que já pensa, no futuro, em seguir carreira militar. "No futuro quero seguir a carreira dos bombeiros", afirmou. 

O estudante David Conceição Melo, de 15 anos, revelou que agora busca fazer outros cursos na Usina da Paz.O estudante David Conceição Melo, de 15 anos, contou que sua tia o inscreveu no programa, e mesmo relutante no início, agora aspira fazer outros cursos na Usina da Paz. "Minha tia me inscreveu e confesso que inicialmente, eu não queria participar, mas comecei a gostar. Hoje já sei como salvar uma vida, agora posso ajudar uma pessoa. Também fiz amizades, tivemos um bom direcionamento. Agora quero fazer outros cursos aqui na Usina da Paz como o de robótica e informática", pontuou.

Aqui aprendi a não desistir dos meus sonhos - disse a estudante Fernanda CristinaA adolescente Fernanda Cristina, de 13 anos, também estava receosa em participar do programa. "Minha mãe estava procurando alguma atividade pra eu fazer porque eu estava muito parada em casa, foi então que ela descobriu o projeto, no primeiro momento eu não queria vir, mas ao participar eu comecei a gostar muito. Aqui aprendi a não desistir dos meus sonhos", compartilhou a jovem.

"O programa 'Escola pela Vida nas Usinas da Paz' representa um compromisso significativo com o desenvolvimento e a segurança de nossa juventude. A parceria com o Corpo de Bombeiros fortalece não apenas o conhecimento prático, mas também a formação de cidadãos conscientes e engajados. A entrega dos certificados é um momento de celebração e reconhecimento da transformação positiva que esses jovens alcançaram ao longo do programa. Agradecemos a todos os envolvidos e encorajamos a comunidade a continuar apoiando iniciativas que promovam um futuro mais seguro e promissor", afirmou o secretário de cidadania, Igor Normando.

A dona de casa Alice Silva, de 52 anos, estava emocionada ao ver o neto, Darlan da Costa, de 13 anos, sendo certificadoTransformação - Familiares e amigos dos formandos acompanharam a cerimônia e expressaram a transformação vivenciada pelos jovens ao longo do programa. A dona de casa Alice Silva, de 52 anos, estava emocionada ao ver o neto, Darlan da Costa, de 13 anos, sendo certificado. "Ele mudou muito, ficou mais obediente, está mais em casa. Estou muito feliz de ver essa mudança", disse ela.

Sobre o projeto - A Escola pela Vida tem como propósito disseminar a cultura de paz, buscando prevenir a violência por meio de atividades socioeducativas. O programa também visa fortalecer a convivência em grupo, oferecer conhecimentos gerais sobre prevenção de acidentes e incêndios, além de promover o entendimento sobre a defesa civil.

Inscrições -  Em fevereiro do ano que vem, o Corpo de Bombeiro lança o edital para novas inscrições do programa Escola da Vida que podem ser realizadas em março. As aulas iniciam dia 1º de abril.