Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
QUALIFICAÇÃO

Conselheiros Estaduais de Saúde recebem capacitação na ETSUS

Por Caroliny Pinho (SESPA)
04/12/2023 14h07

De hoje até esta terça-feira (05), 56 conselheiros estaduais de Saúde do Pará, entre titulares e suplentes, participam do curso de qualificação intitulado “A importância do controle social na garantia de direitos e defesa do Sistema Único de Saúde (SUS) no Pará” que tem o objetivo de orientá-los sobre suas competências e contribuições dentro das atividades que exercem e responsabilidades que possuem. 

“A política de saúde é dinâmica e está constantemente mudando, por isso é muito importante que os nossos conselheiros estejam sempre atualizados para exercer suas funções. A educação é fundamental em todas as esferas e nosso papel é proporcionar isso aos nossos profissionais”, disse a secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz, durante a abertura, quando frisou a importância da constância das capacitações.

O curso, ofertado pela Escola Técnica do Sistema Único de Saúde do Pará “Dr. Manuel Ayres” (ETSUS), da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), já formou outras turmas e desde o início prioriza a atualização dos conteúdos. “Ao longo do tempo a gente vem atualizando o curso, pois o sistema de gestão sofre muitas alterações. Hoje, por exemplo, nós estamos em uma etapa de discussão sobre as Regiões de Saúde, então é muito importante que os conselheiros saibam as características específicas para a assistência de cada localidade”, disse Pedro Junior, assistente social e coordenador do curso de Capacitação para Conselheiros Estaduais e Municipais de Saúde do Pará. 

 Durante os dois dias, o curso buscará dialogar sobre temas atuais de modo que os participantes compartilhem suas vivências e práticas entendendo as diretrizes das políticas do SUS. “Para este curso, no conteúdo programático, nós buscamos priorizar a realidade deles (os conselheiros), de modo a adaptá-los segundo cada região. Hoje, por exemplo, teremos dois momentos de qualificação com foco em quatro temas: regionalização, assistência nos territórios, instrumentos de gestão, financiamento e planejamento e, ainda, o controle social”, completou o coordenador do curso. 

O curso terá ainda uma segunda parte que deve ser ofertada em março de 2024. Além dos 56 conselheiros, 4 servidores da Sespa lotados no Conselho Estadual de Saúde devem participar da capacitação, totalizando 60 participantes na turma que terá certificação de 20 horas em cada etapa. 

Para a diretora da ETSUS e presidente do Conselho Estadual de Saúde, Elizeth Braga, o curso tem o papel de fortalecer o conhecimento para ajudá-los a se tornarem também replicadores de tudo que estão tendo a oportunidade de aprender. “Atualmente a Escola Técnica do SUS no Pará é uma das poucas no Brasil a realizar a qualificação de conselheiros estaduais e municipais de saúde. Nós esperamos que a partir dessa capacitação eles se tornem replicadores de toda as informações que aprenderão aqui, unindo saberes sem deixar de lado a visão crítica que devem ter diante do controle social”, disse.