Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FORMAÇÃO

Hospital de Clínicas encerra terceiro Programa de Treinamento Profissional em Serviço

Nesta edição, 33 profissionais concluíram o treinamento

Por Rafaela Palmieri (SESPA)
24/11/2023 17h34

Certificação dos profissionais e equipe HCProfissionais da saúde, recém formados, concluíram nesta sexta-feira (24), o Treinamento  Profissional em Serviço da Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), localizada em Belém. Esta é a terceira turma da iniciativa que durou 120 dias e foi desenvolvida pela Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da instituição. Desde 2022, quando foi realizada a primeira edição do programa, mais de 50 profissionais já foram capacitados.

Os profissionais que participam do treinamento são aqueles que têm interesse em atuar no ambiente hospitalar. Durante a capacitação, eles são orientados sobre os protocolos assistenciais realizados pelo hospital, bem como especialidades e qualidade no atendimento prestado ao paciente. Nesta edição, o programa contou com profissionais de enfermagem, psicologia, serviço social, educação física, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, farmácia e pedagogia. 

Para Sara Ferreira, que é enfermeira e durnte o treinamento, ela atuou no Serviço de Apoio e Diagnóstico Terapêutico (SADT) da Fundação, a iniciativa foi fundamental para sua carreira. "Acolher o trainee é muito importante, principalmente aquele que está saindo da universidade, pois o ajuda a colocar em prática tudo o que aprendeu. Conheci excelentes profissionais e pude aprender bastante", disse. 

Para a diretora-presidente do HC, Heloisa Guimarães, o programa foi fundamental para estes profissionais quando ingressarem no mercado de trabalho. "Para quem participou do treinamento e pretende ingressar no mercado de trabalho, chegará como um profissional muito mais capacitado, pois vai chegar conhecendo o ambiente de um hospital de referência e de alta complexidade como o HC", ponderou a gestora. 

Os profissionais selecionados foram distribuídos entre os setores do hospital, como Unidade de Terapia Intensiva (UTI), Unidade Coronariana (UCA) e clínicas. O fisioterapeuta Alex Soares passou por vários deles. "Neste processo de três meses, eu tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho e de aprender em todas as áreas do hospital. Foi muito benéfico para minha formação e só tenho a agradecer", destacou Alex.

Serviço - O Treinamento Profissional em Serviço do Hospital de Clínicas Gaspar Vianna é realizado anualmente e não possui vínculo empregatício de qualquer natureza. Ao término do Programa, o trainee receberá um certificado de conclusão emitido pela instituição. A previsão para uma nova seleção é para o início do ano de 2024.