Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CAPACITAÇÃO

Treinamento com maqueiros prioriza segurança dos pacientes e profissionais no Regional do Tapajós

O treinamento incluiu simulações de situações de emergência para preparar os maqueiros para lidar com casos reais

Por Ascom (Ascom)
31/10/2023 14h04

Referência em traumatologia e ortopedia, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, oeste do Pará, realizou um treinamento intensivo para maqueiros, com o apoio de uma equipe de socorristas do Corpo de Bombeiros Militar. Essa iniciativa é da Supervisão do Núcleo Interno de Regulação (NIR) da unidade e visa aprimorar a capacidade de resposta da equipe do hospital em situações de emergência, garantindo um atendimento mais eficiente e seguro aos pacientes.

A capacitação acontecerá em duas etapas com a presença de 12 maqueiros do hospital. Durante o a primeira etapa do curso, os participantes aprenderam técnicas avançadas de transporte de pacientes, imobilização de vítimas, uso adequado de equipamentos de resgate, e noções de primeiros socorros. A formação também incluiu simulações de situações de emergência para preparar os maqueiros para lidar com casos reais.

O 3º Sargento Soares, da equipe de socorristas do Corpo de Bombeiros Militar de Itaituba, ressaltou a importância da parceria entre a instituição e o Hospital Regional: "Nosso objetivo é contribuir para o aprimoramento das equipes de saúde da região, compartilhando nosso conhecimento e experiência. Essa colaboração fortalece a rede de atendimento de emergência e aumenta a segurança dos pacientes."

O diretor-geral do hospital, Matheus Coutinho, enfatizou que a capacitação dos maqueiros é fundamental para a qualidade do atendimento no hospital. "Nossos maqueiros desempenham um papel essencial no transporte e cuidados iniciais dos pacientes. Ao investir em treinamento de qualidade, estamos melhorando significativamente a capacidade de resposta em situações críticas”, disse Matheus.

Nesta primeira etapa foram realizadas aulas práticas e aulas teóricas ministradas pelos socorristas do Corpo de Bombeiros, já a segunda etapa está prevista para ocorrer neste mês de novembro. 

Serviço - O serviço de Ortopedia e Traumatologia do HRT se estruturou a partir de 2021, com a integração de profissionais qualificados para atuar no setor. O volume de cirurgias na especialidade gira em torno de 50 por semana, tendo entre as mais complexas a de reconstrução de joelho e quadril.

Perfil - Administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS), em parceria com a Sespa, o Hospital Regional do Tapajós conta com 153 leitos de internações, sendo 81 clínicos cirúrgicos, 19 clínicos médicos, 20 UTI adulto, 10 UTI pediátrica, 10 UTI neonatal, 8 ginecológicos e obstétricos e 5 leitos UCI Canguru.