Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO E CIDADANIA

UsiPaz se prepara para receber milhares de participantes no Expo Favela neste final de semana

Cerca de 100 empreendedores locais foram selecionados para a feira criativa que será realizada nos dias 30 de setembro e 1º de outubro

Por Aline Seabra (SEAC)
29/09/2023 08h00

Eliana Divino é uma das expositoras que irá participar da grande feira de negócios No próximo final de semana, será realizada a Expo Favela Innovation, que é uma feira de negócios cujos expositores são empreendedores e startups da favela. O evento acontecerá na UsiPaz Jurunas/Condor, em Belém. O objetivo é dar visibilidade para estas iniciativas, e assim, promover um palco para um encontro com investidores que possam acelerar e gerar negócios.

A Expo Favela Innovation é uma iniciativa da sociedade Favela Holding, com apoio da Central Única de Favelas (CUFA) e terá palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, filmes, desfiles e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de Belém. A expectativa é de que até 20 mil pessoas participem no sábado (30) e no domingo (1º).

Rodolfo Setubal irá aproveitar a ocasião para comercializar suas peçasO presidente estadual da CUFA, Jorge Carvalho, destaca que a Expo Favela Innovation chega ao Pará em um momento em que as periferias e favelas de todo o Brasil estão em alta produção de negócios que geram um impacto econômico muito expressivo para o nosso país. “Queremos abrir espaço de visibilidade para esses empreendedores, para que eles não fiquem apenas em suas comunidades e mostrem seus talentos em vários ramos, principalmente os mais inovadores. Assim, a Expo Favela se transforma em uma feira de negócios, permitindo que a cultura periférica gere renda", explicou Jorge.

Para o secretário de cidadania, Igor Normando, a parceria da Secretaria Estratégica de Articulação (SEAC) com o evento, é uma oportunidade para quem já frequenta as Usinas da Paz, pois trará visibilidade para a comunidade. “Belém abriga uma das maiores favelas do Brasil no bairro do Jurunas, onde ocorrerá a Expo Favela. Este evento acontecerá na Usina da Paz, um centro de referência para a cidadania no Brasil. Esperamos receber mais de cem empreendedores que podem fortalecer seus negócios por meio das experiências vivenciadas na periferia da cidade. Queremos destacar que a periferia pode ser parte da solução, não do problema, para nossa economia”, ressaltou o titular da SEAC.

Um dos expositores, o líder e diretor da Organização Comunitária de Adesão Social (OCAS), Renato Rosas, falou sobre a sua expectativa. "Estamos dedicando todo o nosso esforço ao OCAS da Amazônia, com paixão e determinação. Nas comunidades que visitamos, encontramos um vasto conhecimento tradicional e empreendimentos sustentáveis que precisam de apoio para crescer. Estamos ansiosos para conectar esses negócios com investidores no Expo Favela, um momento especial para nós. Preparamo-nos cuidadosamente para mostrar o melhor da Amazônia, promovendo negócios sustentáveis e impulsionando o desenvolvimento na região", disse Renato. 

Mc Super Shock Já para a artesã, Eliana Divino, que faz peças de cerâmicas com simbologias africanas e traçados indígenas, a Expo Favela vem como uma oportunidade de aumentar sua renda. "Estou cheia de expectativas positivas. Acredito que nós, artesãos e empreendedores, realmente necessitamos de apoio financeiro. Isso é fundamental para continuarmos nossos esforços, pois a competição por apoio é intensa. Estou confiante de que essa oportunidade irá proporcionar visibilidade não apenas ao meu trabalho, mas também ao trabalho de todos nós artesãos", afirmou Eliana.  

Quem também está com a expectativa alta para o evento é Rodolfo Setubal, artista e criador do ateliê Vaso de Casa, que surgiu em 2020, na garagem da casa de seus pais. “Minhas criações têm origem nas peças de barro, respeitando e homenageando as talentosas artesãs de Icoaraci, a maioria delas mulheres que sustentam suas famílias com seu trabalho diário em cerâmica. Transformo essas peças em expressões artísticas regionais, celebrando nossa cultura, fé, música, aromas, arquitetura, tradições, sabores e lugares especiais. Meu grande desejo é encontrar oportunidades para compartilhar minha arte ao lado do renomado artesanato de Icoaraci, um verdadeiro patrimônio de nosso estado e acredito que o Expo Favela vai ajudar a atingir minhas metas”, contou Setubal.

Mc Super Shock, representante do rap e do audiovisual nortista, fala das suas as expectativas ao manter viva a cultura afro-amazônica através de sua arte. “Não apenas eu, mas também outros artistas da região Norte têm a intenção de criar relações orgânicas, conexões e maior visibilidade para nossa cultura regional, tanto para os locais quanto para aqueles de fora que estão se juntando a nós. "Isso é especialmente importante, dada a disparidade de consumo e visibilidade em comparação com o centro-sul e sudeste”, explicou o Mc.

Texto: Aline Seabra (Nucom/Seac)