Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

UsiPaz Jurunas/Condor recebe projeto de inclusão e atende crianças com autismo

A ação contou com emissão de carteira de identificação, atendimento de dentista e fonoaudiológico voltados para crianças com TEA

Por Aline Seabra (SEAC)
20/09/2023 08h00

Foi realizado, na última terça-feira (19), o projeto Rota de Inclusão, na UsiPaz Jurunas/Condor, em Belém, desenvolvido pela Coordenação Estadual de Políticas para o Autismo (CEPA). A ação é um desdobramento da política pública de atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que vem sendo desenvolvida através da Secretaria de Saúde Pública (SESPA), em parceria com a Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (SEAC) e a Universidade da Amazônia (UNAMA). 

O coordenador geral da UsiPaz Jurunas/Condor, Lucas Carneiro Maia, destacou a significativa importância de implementar projetos direcionados ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) na comunidade. “Detectamos que tínhamos um público muito grande de crianças com autismo, tanto laudadas, quanto sem laudos. Então, começamos a criar o projeto, começando com dez famílias e hoje temos mais de 200 cadastradas”, explicou o gestor. 

Durante a ação, foi realizada uma capacitação sobre o marco do desenvolvimento infantil com relação ao rastreio do TEA, ministrada pela neuropsicopedagoga da CEPA, Tamires Nascimento, assim como atendimento odontológico para crianças com deficiência. “Estamos tentando ampliar cada vez mais os serviços, trazendo não só a informação, como também os serviços para atendimento a esta demanda”, ressaltou Tamires. 

Rosalva Cardoso, que tem um neto com autismo, foi até o local se informar mais sobre o transtorno. “Meu neto foi diagnosticado e rejeitado pela mãe. Desde aí, passei não só a criá-lo, como saber mais sobre como oferecer uma vida melhor para ele, conhecer mais sobre o que ele tem, como ele se sente e os direitos dele. Estou achando ótimo, até mesmo para as pessoas que não sabem que seu filho ou neto tem autismo e acabam descobrindo na palestra”, disse a dona de casa. 

Além disso, foram oferecidos serviços como atendimento com fonoaudiólogo, pelos alunos da Unama e supervisionados pela fonoaudióloga Dandara Azevedo. “Temos uma lista de crianças cadastradas de várias deficiências, mas a maioria é com diagnóstico de TEA ou em investigação, por conta da maioria ser não-verbal e ter dificuldades na comunicação e interação social. Estaremos atendendo até dezembro aqui na UsiPaz”, explicou Dandara. 

Para Laíse Santos, mãe de uma menina autista, é uma vitória ter tantos serviços disponíveis para crianças com TEA, principalmente em bairros periféricos, como o Jurunas e a Condor. “Eu sou muito feliz na Usina da Paz porque tem tudo o que a minha filha Lana precisa. Ela já passou por psicólogo, cursos, conversas e agora ela tem oportunidade de atendimento personalizado com dentista e fonoaudiólogo. É bastante gratificante”, comemorou Laíse.

Projeto Inclusão - O projeto Inclusão visa atender crianças com deficiência e acolher as famílias para que elas vejam que seus filhos têm espaço na sociedade. A criadora e coordenadora do projeto, a pedagoga Rosenilde Santos, especialista em Educação Especial e Neuropedagogia, ressaltou a importância da iniciativa.

“Como profissional, sinto uma grande realização ao testemunhar o constante crescimento da UsiPaz em termos de inclusão e ao compreender a importância fundamental de incorporar crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Com apoio da Fundação Cultural do Pará e da Seac, estamos crescendo e melhorando a vida de muita gente”, destacou Rosenilde.

A ação também emitiu 50 unidades de Carteiras de Identificação da Pessoa com Espectro Autista (CIPTEA).

Serviço - O próximo complexo a receber o projeto "Rota da Inclusão" será a UsiPaz Terra Firme, em Belém, nesta quinta-feira (21), das 8h30 às 12h. Durante o evento, serão oferecidos serviços como a emissão de carteira de identificação, atendimento odontológico e fonoaudiológico especialmente destinado a crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA).