Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PERÍCIAS

Polícia Científica do Pará atua de forma integrada na Operação Verão 2023

Entre as perícias mais relevantes constam as de crimes ambientais, comprovados na Praia do Atalaia, em Salinópolis

Por Alexandre Cunha (Pol. Científica)
03/08/2023 12h16

A Polícia Científica do Pará (PCEPA) atuou de forma integrada com todos os órgãos de segurança pública, garantindo a segurança dos veranistas durante o período das férias escolares. As ações fizeram parte da "Operação Verão", deflagrada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), nos principais balneários do Estado, no mês de julho deste ano.

Os trabalhos incluíram a realização de 183 exames periciais nos postos destacados de Salinópolis, Mosqueiro, Salvaterra, Cametá e Marudá, onde foram produzidos laudos técnicos para atuação imediata da Polícia Civil (PCPA) no combate à criminalidade nessas localidades. Desse total, 92 correspondem a solicitações destinadas ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (IMOL), sendo 85 relacionadas a casos de lesão corporal, nove exames de necropsia e as demais atribuídas a perícias de sexologia, clínicos e análises periciais de custodiados.

Nas perícias de competência do Instituto de Criminalística (IC), foram totalizados 91 procedimentos, sendo que 47 destes correspondem aos exames de drogas de abuso, referente ao combate ao tráfico de drogas nas regiões que abrangeram a Operação Verão. Além destas, 26 perícias veiculares, sete de local de crime e os demais procedimentos para a perícia de dosagem alcoólica e engenharia foram computadas.

Entre as perícias mais relevantes constam as de crimes ambientais, comprovados na Praia do Atalaia e que levaram as equipes da Polícia Civil a desmontarem barracas e estacionamentos clandestinos que estavam em uma área de Preservação de Tartarugas da Unidade de Conservação vinculada ao Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio).

Entre os municípios que mais foram atendidos pela Polícia Científica, a partir das solicitações policiais, Mosqueiro se destacou com a demanda de realização de 94 exames, seguido por Salinópolis (70), Cametá (10), Salvaterra (05) e, por fim, Marudá com 04 procedimentos desse tipo.

"Nossas equipes, compostas por peritos criminais, médicos legistas, auxiliares técnicos de perícias, motoristas e remocistas estiveram presentes em todas as localidades do estado na Operação Verão. O índice de ocorrências vem diminuindo cada vez mais, isso graças ao empenho de todos os órgãos de segurança pública do nosso estado", afirmou o perito criminal Celso Mascarenhas, diretor-geral da PCEPA.