Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Usina da Paz Jurunas/Condor certifica alunos de cursos de capacitação e empreendedorismo

Ação contou com a presença dos secretários Hélio Leite (Sectet) e Igor Normando (Seac), além de autoridades representando a Fundação ParáPaz, Seap e Secult

Por Dani Franco (SEAC)
11/07/2023 15h05

Na manhã desta terça-feira (11), as Secretarias de Cultura (Secult); Educação Profissional, Ciência e Tecnologia (Sectet), de Administração Penitenciária (Seap), de Articulação da Cidadania (Seac) e Fundação ParáPaz realizaram a entrega de 412 certificados aos alunos dos cursos do primeiro semestre na Usina da Paz. Ao longo da semana, 1.526 alunos serão certificados.

Segundo o titular da Seac, Igor Normando, o objetivo é proporcionar à população a possibilidade de uma qualificação para que abram o seu próprio negócio e gerem renda. “Não podemos apenas oferecer uma assistência pontual para um determinado momento. Queremos impulsionar as oportunidades que eles tanto desejam. E é por isso que os cursos oferecidos aqui nas Usinas das Paz são e continuarão sendo referência para todo o Estado”, afirmou o Secretário de Cidadania.

Para o secretário de Educação Profissional, Ciência e Tecnologia, Hélio Leite, a ação da certificação mostra o quanto as secretarias de Estado estão alinhadas em prol da população. “O nosso governador, Helder Barbalho, pediu para que nós, das secretarias afins, para que pudéssemos trabalhar cada vez mais em conjunto e isso é o que nós estamos fazendo aqui nas Usinas da Paz. Estamos totalmente alinhados com a Seac e as outras secretarias oferecendo mais oportunidades para as pessoas. Com certeza os cursos da Sectet nas UsiPaz vão continuar”, avaliou.

Um exemplo dessa oportunidade de aprimoramento foi o que ocorreu com a empreendedora Maria Alice Lobato. Ela participou do curso de Consultoria de Moda e já está aplicando na loja que possui no bairro da Condor. “Eu quis fazer o curso para aprender a montar vitrine e chamar a atenção das clientes. E agora eu tenho uma vitrine linda! Todo mundo para pra tirar foto nela. Mas além disso eu aprendi a fazer consultoria pras clientes, indicando o que pode ficar melhor nelas e isso mudou muito minha loja, tanto que as vendas já cresceram 20% só neste mês”, comemora a empreendedora.

A dona de casa, Diana Moraes, 27 anos, também foi uma das favorecidas. Ela participou da oficina de gastronomia no último sábado, enquanto seu filho, de 7 anos brincava na Colônia de Férias da UsiPaz. “Foi muito bom porque ao mesmo tempo que meu filho estava nas atividades, nas brincadeiras, eu estava aprendendo a fazer espetinhos gourmet, que ficaram uma delícia e a gente ainda levou para almoçar depois”, conta ela que pretende seguir na carreira de gastronomia.

Ao longo desta semana mais quatro Usinas da Paz realizarão a certificação de seus alunos, sendo:

Usinas da Paz Terra Firme e Guamá, na terça-feira, dia 11, às 19h;
Usina da Paz Cabanagem, na quarta-feira, dia 12, às 19h;
Usina da Paz Bengui, na quinta-feira, dia 13, às 19h.